Início Tecnologia Volvo planeja produzir apenas carros elétricos a partir de 2030

Volvo planeja produzir apenas carros elétricos a partir de 2030

Além disso, a Volvo revelou que planeja manter apenas vendas online nos próximos anos; acredita-se que esse movimento esteja relacionado com a diminuição de custos operacionais

Com o objetivo de reduzir as emissões globais de carbono, a Volvo anunciou que eliminará todas as opções de carros a diesel, gasolina e híbridos até 2030. Isso porque, a empresa afirma que a ideia é, a partir desta data, produzir e vender apenas carros elétricos.

Em um comunicado divulgado, a montadora afirma que esse movimento vai funcionar como uma espécie de “aceleração” para a demanda por veículos com essa tecnologia – apesar de prever que, até 2025, metade de suas vendas seja de carros elétricos. Além disso, foi revelado que as comercializações da marca “nos próximos anos” devem ser apenas online.

O primeiro veículo totalmente elétrico da empresa, batizado de XC40 Recharge, foi lançado em 2020 e chamou a atenção por seu alcance, de até 320 quilômetros com uma carga, e pela capacidade de recarregar até 80% de bateria em apenas 40 minutos.

Volvo XC40 Recharge
Foto: Volvo/Divulgação

O site The Verge, inclusive, elogiou o SUV por apresentar uma “mistura impressionante de engenhosidade sueca, utilidade cruzada e desempenho elétrico”.

Volvo seguindo os passos da Tesla

Com o movimento de transferir suas vendas para um ambiente totalmente online, a Volvo segue a Tesla, que fechou a maioria de suas lojas físicas em 2019. No caso da empresa de Elon Musk, a decisão ajudou a diminuir custos operacionais – provavelmente, a Volvo procura por benefícios semelhantes.

“Para permanecermos bem-sucedidos, precisamos de crescimento lucrativo. Portanto, em vez de investir em um negócio que está encolhendo, optamos por investir no futuro – elétrico e online”, revela Håkan Samuelsson, presidente-executivo da Volvo.

Por fim, a empresa disse que “não há futuro a longo prazo” para carros com motores internos movidos a combustão – e que não foi a única montadora a chegar a essa conclusão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES