Início Tecnologia Volkswagen se une à Microsoft para acelerar desenvolvimento de carros autônomos

Volkswagen se une à Microsoft para acelerar desenvolvimento de carros autônomos

Montadora alemã vai contar com a tecnologia em nuvem Azure da Microsoft para criar uma plataforma de direção para carros autônomos

Praticamente todas as montadoras já deram os primeiros passos no desenvolvimento de sistemas de direção autônomos. Para acelerar o processo, a alemã Volkswagen anunciou nesta quinta-feira (11) uma parceria com a Microsoft.

A Volks já trabalhou por muito tempo com a Microsoft para o sistema de nuvem de carros conectados. Agora, a ideia é combinar o conhecimento em sistemas autônomos da montadora com a plataforma de computação na nuvem Azure e assim criar o que estão chamando de “Plataforma de Direção Automatizada”.

carros autônomos
Volkswagen vai usar a tecnologia de computação na nuvem da Microsoft no desenvolvimento de uma plataforma de carros autônomos – Imagem: divulgação/Volkswagen

Carros autônomos e conectados

Assim como outras montadoras ao redor do mundo, a Volkswagen também tem planos de expandir sua atuação nesta nova era de mobilidade digital. A proposta é atuar no compartilhamento de viagens, mobilidade urbana e aluguel de curto prazo. E, claro, para que isso se torne realidade, é necessário que a montadora desenvolva duas coisas: um carro 100% conectado e uma tecnologia de direção autônoma.

Veículos autônomos em uma nuvem autônoma

O desenvolvimento de uma tecnologia de direção autônoma envolve o gerenciamento de uma quantidade enorme de dados. A Volkswagen está apostando suas fichas na experiência da Microsoft para computação, inteligência artificial e recurso de dados. A montadora alemã acredita que a parceria vai ajudar a reduzir os ciclos de desenvolvimento de meses para semanas.

Recentemente, GM e Cruise também se associaram à Microsoft para essa ajuda de operar na nuvem na criação de uma tecnologia de direção autônoma em massa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES