Início For Gamers Vem aí o Xbox Series X!

Vem aí o Xbox Series X!

Confira um apanhado de informações sobre hardware, tecnologias e o design do console de elite da Microsoft.

O console da próxima geração da Microsoft foi anunciado já há algum tempo. Desde lá, muitas informações foram sendo reveladas a conta gotas. Por isso, decidimos juntar em um só lugar as informações sobre o modelo da nona geração.

Hardware do console Xbox Series X

Hardware Xbox Series X da Microsoft
Fonte: Microsoft

O hardware é fundamental quando falamos de uma nova geração de consoles, já que pode nos dar uma ideia do que está por vir. E a Microsoft construiu um console robusto, tanto em hardware quanto em aparência para fornecer um desempenho sem igual a jogadores, além de proporcionar benefícios a desenvolvedores, para que os jogos sejam otimizados mais facilmente.

Processador: O cérebro e coração de um console. A Microsoft encomendou um processador AMD personalizado, utilizando ambas as arquiteturas Zen 2 e a nova RDNA 2, projetado para ter uma performance melhor e uma utilização de energia mais inteligente. O processador terá 4 vezes mais potência de processamento do que o Xbox One. Já sua GPU (Unidade de Processamento Gráfico) conta com 12 TFLOPS de desempenho. Isso significa 2 vezes o desempenho de um Xbox One X, o atual console mais poderoso da empresa, e mais de 8 vezes o desempenho de um Xbox One padrão. Números impressionantes que, definitivamente, vão apoiar um salto geracional significativo.

SSD: O SSD do novo Xbox terá 1TB de tamanho, e também será personalizado. Ele vai trabalhar em conjunto com o que a Microsoft chama de “Xbox Velocity Architecture”. Trata-se de uma integração entre SSD, CPU e software, para oferecer uma velocidade impressionante, permitindo inclusive que você deixe vários jogos em stand-by, podendo resumi-los quando desejar, instantaneamente.

Entrada de latência dinâmica (DLI): Uma otimização utilizando o protocolo de comunicação sem fio proprietário da Microsoft, a entrada do controle sincronizará imediatamente com o que é exibido, permitindo uma latência mínima e comandos ainda mais precisos e responsivos.

HDMI 2.1: A Microsoft estabeleceu um acordo com o fórum de HDMI e os fabricantes de TV para oferecer recursos únicos, como o Modo automático de latência baixa (ALLM) e Taxa de atualização variável (VRR). O ALLM no Xbox Series X configura automaticamente o monitor conectado ao modo mais baixo de latência. O VRR sincroniza a taxa de atualização do monitor com a taxa de quadros do jogo. Tudo isso permite um lag mínimo e ajuda na resposta dos controles.

Cartão de expansão de armazenamento: O aparelho possui entrada para um cartão de expansão. A Microsoft divulgou um cartão de armazenamento proprietário de 1 Tera com fácil instalação, que possui a mesma tecnologia do SSD do console e mantém sua velocidade.

As tecnologias do console

As tecnologias do Xbox Series X da Microsoft
Fonte: Microsoft

Além das inovações de hardware, a Microsoft também vai trazer várias tecnologias otimizadas para o console, que vão elevar o nível visual e permitir jogos com mais resolução, taxa de quadros e recursos exclusivos das novas ferramentas de desenvolvimento.

Shaders com taxa variável (VRS): Essa tecnologia permite aos desenvolvedores a utilização inteligente da GPU, aproveitando ainda mais cada parte do processamento do Xbox Series X. Em vez de utilizar ciclos de GPU de forma uniforme para toda a tela, ele consegue priorizar elementos importantes do cenário em tempo real, gastando mais processamento onde realmente é necessário, enquanto otimiza o gasto onde a prioridade é menor. Isso permite maior FPS em resoluções mais altas com menos esforço.

Ray Tracing: A tecnologia de iluminação dinâmica mais falada do momento também chega ao Series X de forma nativa, via hardware. Isso permite acesso e programação facilitados e dinâmicos – algo inédito no mundo dos consoles. Espere um novo nível de iluminação, reflexos, sombreamento, entre muitas outras utilizações impressionantes.

Suporte a 120 FPS: Elevando o nível, o Xbox Series X pode entregar até 120 FPS, para uma latência reduzida, ação mais rápida e uma fluidez que ajudará tanto em momentos mais frenéticos, como em momentos de calmaria, nos quais você só deseja admirar a paisagem se movimentando.

Benefícios da Microsoft para seus clientes

Game Pass do Xbox Series X - Microsoft
Fonte: Microsoft

Além das melhorias de hardware e de suporte às tecnologias impressionantes do Xbox Series X, a Microsoft vai oferecer várias vantagens a seus clientes. Quem conhece a empresa sabe que ela é famosa por seus serviços e cuidado com sua base de fãs. Junto aos novos jogos, a Microsoft vai entregar muito mais com a nova geração.

Todas as gerações da Microsoft em um só lugar: A conhecida retrocompatibilidade da empresa continua na nova geração. Jogos do Xbox 360 e do Xbox original vão rodar com melhor aparência e jogabilidade. Os jogos, incluindo os disponíveis no Xbox Game Pass, vão contar com uma taxa de FPS maior e constante, loadings mais rápidos, resolução melhorada – tudo isso de forma fácil. Seus acessórios do Xbox One também vão funcionar no novo console.

Smart Delivery: Uma novidade que chega com a nova geração e permite que você compre apenas uma versão do jogo e a utilize onde preferir, seja no Xbox One, no Xbox One X e no One S. A Microsoft reforçou que todos os seus jogos exclusivos vão contar com essa tecnologia, e que as ferramentas estarão a postos para que os desenvolvedores a utilizem quando quiserem.

Xbox Game Pass: O serviço de maior sucesso da Microsoft continua nessa geração. Jogos exclusivos continuarão chegando no Day One ao serviço, e ele continuará expandindo sua biblioteca com jogos da nova geração e outros das gerações anteriores. O Game Pass é a forma mais barata e fácil de se aproveitar centenas de jogos, bastando escolher, baixar e jogar.

O design do console Xbox Series X

Design do Xbox Series X da Microsoft
Fonte: Microsoft

O design do Xbox Series X já ficou famoso e, com certeza, você deve ter esbarrado em algum meme sobre esse aspecto do console. Por trás de seu visual, porém, temos uma construção inovadora, que permite um fluxo de ar muito amplo e vai passar por todos os componentes necessários de forma rápida e eficiente. Como a placa-mãe dele é dividida, ela permite que o ar circule entre as partes e seja resfriada de forma mais eficiente. O dissipador de calor também é grande e envolverá todas as peças principais, tudo isso aliado a um cooler silencioso e de grande dimensão. De forma geral, o design é diferente, mas muito bem construído e feito pensando no maior problema de novos consoles: o aquecimento.

Otimizado para o Xbox Series X

Selo de otimização do Xbox Series X Microsoft
Fonte: Microsoft

Esse selo estará em destaque para indicar os jogos que possuem todas as tecnologias anteriormente citadas. Se você procura um jogo para aproveitar ao máximo o seu Series X, procure por esse selo. Maiores taxas de quadros, carregamento veloz, gráficos incríveis e tudo mais que essa máquina impressionante oferece.

Novo controle para o Xbox Series X

O design do controle foi atualizado para permitir ainda mais conforto e ergonomia. Os gatilhos superiores serão texturizados e os botões direcionais são híbridos. Um botão dedicado à captura e compartilhamento também está presente. Além de tudo isso, a Microsoft promete uso simplificado e rápido de seu controle também no PC e em dispositivos móveis que forem compatíveis.

Data, preço nos EUA e jogos

Game Xbox Series X Microsoft
Fonte: Microsoft

Por fim, vamos falar dos quesitos mais aguardados. Começando pelo preço, ainda não temos confirmação no Brasil. Porém, lá fora, o preço do Series X já foi revelado e será de US$ 499. A data de lançamento está marcada para 10 de novembro, com pré vendas previstas para iniciar em 22 de setembro. Quando aos jogos, temos em destaque os já anunciados:

Halo Infinite: Continuação da lendária série de FPS.
Fable: Um novo começo para a lendária série de RPGs.
Forza Motorsport: Uma das melhores franquias de corrida da atualidade, elevando seus gráficos a um novo patamar.
Avowed: O próximo RPG da Obsidian, em primeira pessoa, que se passa em um mundo de fantasia.
Everwild: Mais uma nova IP da sempre ótima RARE.
The Medium: Um jogo que promete ser uma experiência de terror diferente, das mãos da talentosa Bloober Team e com a presença do lendário compositor de Silent Hill, Akira Yamaoka.

Além dos títulos acima, vários jogos multiplataforma vão ser otimizados para o console poderoso da Microsoft, e outros games serão anunciados até o lançamento do console.

E aí, gostou de nossas informações? Ansioso pelo novo “Monstro” da Microsoft? Se quiser ficar ainda mais por dentro de todo esse universo Xbox, acesse a página especial do KaBuM! e aproveite para se cadastrar.

Continue acompanhando nosso Blog para saber mais notícias sobre a nova geração de consoles, e lembre-se de acompanhar o site e App do KaBuM! para mais novidades!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

O primeiro PS5 do KaBuM! pode ser seu

Confira as últimas novidades do console e participe da promoção “Esse PS5 é Meu” para ganhar o primeiro exemplar do produto no KaBuM!

Vem aí o PlayStation 5

Com lançamento previsto para o final de 2020, as expectativas dos gamers para a chegada do novo console da Sony são grandes. Confira!

Conheça o ROG Phone 3, lançamento da Asus

Smartphone apresentado pela marca nesta semana conta com Snapdragon 865 Plus e até 16 GB de RAM.

Monitores de 360Hz para as novas gerações de GPUs

360Hz é a promessa das placas de vídeo da nova geração. Mas, qual o impacto disso na hora de jogar?