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Top 8 ferramentas para produção de conteúdo

A produção de conteúdo vai muito além de criar textos. Descubra algumas ferramentas fundamentais para planejar, produzir ou analisar!

Que o conteúdo é uma estratégia fundamental para marcas e pessoas, ninguém duvida. Ele encanta, cativa e pode ser uma ponte para que os clientes conheçam a sua empresa. Seja para gerar cliques, compartilhamentos e engajamento, a produção de conteúdo vai muito além de criar textos, mas envolve toda estratégia de marketing ligada ao planejamento, redação e análise dos resultados.

Para realizar tudo isso, e ainda oferecer um conteúdo atraente, é preciso estar sempre ligado nas novas tendências. Neste contexto, um conhecimento multidisciplinar vale muito: Língua Portuguesa? Fundamental. Programação? Bom, é importante ter uma noção geral para os mecanismos de busca (SEO). Marketing? Indispensável para entregar aquilo que as pessoas precisam e, além disso, alcançar as personas certas e no momento mais oportuno.

Por isso, para te dar uma mãozinha, selecionamos algumas ferramentas essenciais para o processo de produção de conteúdo. Mesmo que você não tenha o orçamento de uma grande marca, existem muitos meios gratuitos disponíveis na web. Então, vamos à lista!

Ferramentas de planejamento de conteúdo

1. Ubersuggest

É de planejamento de palavras-chave e insights que você precisa? A ferramenta Ubersuggest é um bom ponto de partida para a produção do seu conteúdo, sugerindo uma listagem de ideias de termos, tendências, volumes de buscas e até Custo Médio por Clique (CPC) – caso o seu objetivo seja impulsionar alguma publicação.

Fonte: Ubersuggest

2. Answer the Public

Ainda no quesito planejamento, a Answer The Public foi criada para dar aquele up em suas ideias, antes de você botar a mão na massa. Funciona da seguinte forma: insira a palavra-chave desejada, selecione o país e a língua, e voilà. Você terá acesso a diferentes combinações de palavras e questões, de acordo com as buscas do Google.

Com isso, será possível compreender, de fato, o que o seu público está procurando na internet, por meio de gráficos que podem ser exportados, com questões, comparações, antagonismos, além de uma listagem de palavras por ordem alfabética. No entanto, há o limite de duas pesquisas gratuitas por dia. Para utilizar a ferramenta sem limitações, é preciso assinar um pacote mensal ou anual.

Answer The Public
Fonte: Answer The Public

3. Google Trends

Você pode usar e abusar do Google Trends, uma vez que é uma ferramenta gratuita com diversas possibilidades. É possível ver o que o mundo está pesquisando, ou filtrar por regiões e período, e checar o que está mais em alta no momento. Além disso, você pode comparar (entre duas ou mais opções) o termo que é mais buscado, caso bata aquela dúvida na hora de escrever suas palavras-chave.

Google Trends
Fonte: Google Trends

4. Autocomplete do Google

A página de pesquisas do Google também é uma ótima aliada para a elaboração de conteúdos que engajam. Neste contexto, a função autocompletar pode revelar os termos que você precisa. Na imagem abaixo, por exemplo, digitei “jogos” e tive como resposta: “jogos de hoje”, “jogos android”, “jogos online”, “jogos do brasileirão”, entre outras opções.

Autocomplete Google
Fonte: Google

Ainda no Google, você também pode visualizar as “pesquisas relacionadas”, localizadas ao final da página com a lista de resultados.

Ferramentas para Criação de Textos

5. Avaliador de Títulos SEO

Um título diz muito sobre o seu conteúdo. É por meio dele que você poderá chamar atenção, gerar mais tráfego e engajar. Para isso, o Avaliador de Títulos da Rock Content funciona muito bem.

Você pode utilizar a ferramenta de forma gratuita. Basta copiar o título em questão, além de inserir seu nome e e-mail para visualizar os resultados, que envolvem: tamanho do título, skimming (palavras mais importantes, que devem ser ressaltadas primeiro), entre outros quesitos.

Avaliador de Títulos
Fonte: Rock Content

6. Dicionário de sinônimos e antônimos

Sabe quando você não quer repetir uma palavra, mas dá aquele branco em relação ao termo que usar no lugar? O dicionário de sinônimos pode ajudar neste quesito, e muito. Basta digitar a expressão desejada para encontrar uma lista de opções.

Dicionário de Sinônimos
Fonte: sinonimos.com.br

Mas, caso o seu problema seja encontrar a palavra oposta, o dicionário de antônimos também é uma ótima pedida. Aquele branco que dá em nossa mente pode ser resolvido num piscar de olhos, garantindo mais fluidez nos textos.

7. Rank Math SEO

Se você produz conteúdo para o WordPress, otimização de SEO é a palavra de ordem. Afinal, o público precisa de meios para encontrar a sua marca. Neste contexto, plugins como Rank Math SEO vão ajudar a impulsionar o seu texto, levando em consideração:

• Title e meta-description (visualizados na pesquisa do Google)
• Imagens
• Tamanho da headline
• URL
• Palavras-chave

Rank Math SEO
Fonte: Rank Math SEO

Ferramenta para análise dos resultados

8. Analytics

Depois de planejar e criar, chegou a hora de analisar. Esse ciclo resume bem a rotina de um produtor de conteúdo. E para terminar a lista de ferramentas com chave de ouro, o Analytics é essencial. Ele é um serviço gratuito oferecido pelo Google, basta cadastrá-lo em seu site para receber estatísticas detalhadas: número de usuários, visitas por seções, visualizações de página, localidade e dispositivos dos visitantes, entre outros.

Ou seja, tudo o que você precisa para colocar os dados no papel, analisar o tipo de conteúdo que tem dado certo, e criar uma pauta com assuntos cada vez mais assertivos.

Google Analytics
Fonte: Mailrelay

O universo da produção de conteúdo é bem amplo. Existem outras diversas ferramentas que podem agilizar a sua vida, além de poupá-lo do trabalho manual. E aí, qual ferramenta você utiliza? Conta pra gente!

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