Após dominar o mercado de vídeos curtos, o TikTok pode estar com planos para ingressar de vez no segmento gamer. Segundo fontes familiarizadas com o assunto, a plataforma está realizando testes no Vietnã para que seus usuários possam jogar diretamente do aplicativo.

É certo que o TikTok já lançou alguns jogos como Disco Loco 3D e Garden of Good nos EUA. Mas uma oferta mais ampla de games aumentaria ainda mais suas receitas em publicidade e faria com que os mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais passassem mais tempo na plataforma.

Primeira parada: Vietnã

O foco no Vietnã pode parecer estranho, mas é totalmente compreensível. O país conta com uma população experiente em tecnologia e cerca de 70% dos cidadãos possuem menos de 35 anos — fator que também tem atraído gigantes como Facebook, YouTube e Google.

Para isso, a plataforma da chinesa ByteDance precisará de uma licença para oferecer jogos em solo vietnamita. Isso porque as autoridades locais restringem jogos que retratam jogos de azar, violência e conteúdo sexual. Felizmente, os jogos planejados parecem não ser controversos.

Mas a ideia do TikTok também consiste em lançar jogos mais amplamente no sudeste asiático, disseram algumas fontes. Inclusive, é possível que ambos os movimentos ocorram já no terceiro trimestre deste ano.

Mercado gamer na mira do TikTok

Duas das fontes disseram que os jogos serão baseados no conjunto de títulos da ByteDance. Um representante do TikTok até revelou que a empresa testou trazer jogos HTML5 por meio de parcerias com estúdios de terceiros, mas é incerto qual será a estratégia para esse lançamento mais amplo.

“Estamos sempre procurando maneiras de enriquecer nossa plataforma e testar regularmente novos recursos e integrações que agreguem valor à nossa comunidade”, desconversou o representante da companhia à Reuters.

A expectativa é de que a plataforma de vídeos comece com minijogos de mecanismos mais simples e que exigem pouco tempo de gameplay. Mas de acordo com uma das pessoas com conhecimento direto do assunto, as ambições da companhia vão além — o que sugere títulos mais robustos e complexos no futuro.

TikTok

Imagem:
Solen Feyissa/Unsplash

A medida seguiria o exemplo da Netflix, que adicionou diversos jogos mais simples à sua plataforma, mas que planeja trazer obras de maior orçamento para o serviço de streaming. E também significaria seguir os passos da Douyin (versão chinesa do TikTok), que oferece jogos no app desde 2019.

O desenrolar dos fatos deve surgir à tona em um futuro próximo. Mas é nítido o foco do TikTok em se estabelecer como um grande concorrente no universo dos jogos, o que deve atrair mais receita para a plataforma e acirrar a concorrência da ByteDance frente à Tencent.

Fonte: Reuters

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress