Início Hardware Nós testamos: Conheça a RTX 3090 GAMING X TRIO da MSI

Nós testamos: Conheça a RTX 3090 GAMING X TRIO da MSI

Para seguirmos com nosso hype pela Série 30, fizemos uma live para mostrar a RTX 3090 em ação no nosso Super PC. Confira aqui o resumo de tudo o que rolou.

Após vermos o impressionante desempenho da GeForce RTX™ 3080 GAMING X TRIO 10G da MSI em nossa última live, todos estávamos ansiosos para poder continuar essa saga com a irmã maior da série 30, a RTX 3090. E esse dia finalmente chegou!

Repetindo a parceria com a MSI, fizemos uma live para demonstrar o desempenho da RTX 3090 MSI GAMING X TRIO em vários jogos e benchmarks diferentes. A live foi comandada por EmersonBR e Américo, com um convidado muito especial, Will do canal Loop Infinito.

Relembrando nosso PC Gamer

O PC utilizado nessa live é o mesmo da transmissão anterior, mudando apenas a placa de vídeo. Isso foi feito para que o desempenho possa ser comparado de forma ainda mais direta entre ela e a RTX 3090. Para relembrar, esse é o PC que utilizamos:

Placa-mãe: ASUS TUF Z390-PRO GAMING.
Processador: Processador Intel® Core™ i9-9900K.
Memória RAM: 4x G.Skill Trident Z 3600mhz CL16, totalizando 64GB.
Fonte: Corsair RM850X.
SSD: SSD Samsung 970 EVO Plus 1TB.
Cooler: Noctua NH-U12A “Custom” (Em breve no KaBuM!).

O setup foi escolhido para testar ao máximo a performance da RTX 3090, utilizando um monitor com resolução 4K.

Começo bombástico

Apresentadores

A placa de 24GB de memória de vídeo já começou conectada ao nosso Super PC, e ela é gigantesca, além de ser muito bonita. O modelo é parecido com o da RTX 3080, o que não é um defeito, já que a 3080 da MSI é linda.

A live do KaBuM! TV anunciou cupons com descontos especiais para os clientes que estavam acompanhando, então fica a dica para você não perder as próximas, já que mais vantagens virão por aí!.

Jogos e Benchmarks

Fortnite

E nosso primeiro jogo foi Fortnite em 8K. Sim, já começamos com a resolução impressionante prometida pela RTX 3090. E a placa aguentou extremamente bem, chegando a incríveis 212 FPS em picos, e na maior parte do tempo, ela se manteve em 115 FPS. Apenas lembrando que 8K são quatro vezes a resolução 4K, e não apenas duas vezes. Ah, e o jogo também estava rodando no ultra, com tudo no máximo. Em resolução 4K com Ray Tracing, a placa manteve 100FPS tranquilamente, e em 8K com Ray Tracing desceu para 96FPS- uma diferença impressionantemente pequena para as duas resoluções. O pessoal que acompanhou a live pediu pela resolução 1080p, e com ela a placa manteve “apenas” 240FPS. Com tudo no low em 1080p, o FPS bateu a marca de 390.

CS: GO

Nosso próximo game foi o clássico CS:GO. O primeiro teste mostrado foi em 4K com tudo no máximo, e manteve 230FPS, com máximas de 300FPS. Tentamos rodar o jogo em 8K, mas infelizmente o jogo não funcionou nesta resolução, fechando sozinho quando a resolução era colocada. Vale lembrar que os jogos ainda não estão preparadas para essa resolução, já que é um lançamento muito recente, portanto o objetivo dos apresentadores foi “forçar” essa resolução. Quando as otimizações forem concluídas e os jogos rodarem nessa resolução nativa, bem como os drivers estiverem atualizados, o aproveitamento será ainda melhor.

Valorant

O próximo da lista foi Valorant, o FPS da Riot. O game em resolução 4K com tudo no ultra foi iniciado, e atingiu incríveis 512FPS, um número de fato impressionante. A média não ficou muito abaixo, com 450FPS. Houve a tentativa da resolução 8K, mas assim como citamos acima com o CS:GO, o jogo travou. Em 1080p com tudo no mínimo chegou a 1000FPS. Isso mesmo, “MIL FPS”. É realmente de cair o queixo.

GTA V

Seguimos com o GTA V. Começamos, dessa vez, em FullHD com tudo o que o game oferece no máximo, para subir a resolução gradualmente. O jogo se manteve em 90 FPS. Colocado em 4K, GTAV mostra seu peso: média de 54FPS. Apesar de ser um jogo mais antigo, ele é muito pesado pelas opções gráficas que possui. Colocando o MSAA em 2X, por exemplo, a placa manteve mais de 100FPS. E agora, a estrela: Resolução 8K. A placa de vídeo manteve 35FPS. Reduzindo um pouco as opções secundárias para uma resolução tão alta, o FPS subiu para 41.

DOOM Eternal

Em seguida, o teste foi aplicado no DOOM Eternal. Em 8K, ele manteve mais de 80FPS e o visual impressionante é impossível de não ser notado. Esse é um dos jogos mais bem otimizados da atualidade, o que permitiu esse desempenho e visual incríveis. O pico foi de 96FPS, e só podemos sonhar com o quanto esse jogo vai ser lindo e fluído quando drivers novos e atualizações forem lançadas.

Assassins Creed Odyssey

Assassins Creed Odyssey foi nossa próxima atração. O jogo foi colocado em 8K, com tudo no máximo. Após isso o benchmark foi iniciado, e o uso da placa foi para 17GB de VRAM, o que mostra quão pesado esse jogo é para uma placa de vídeo. O FPS ficou em 29FPS, o que significa que finalmente chegamos a um limite para essa placa de vídeo. Vale destacar que a placa se manteve silenciosa a todo momento.

Call Of duty Warzone

Colocamos, então, Call of Duty Warzone para ser testado em 8K. A placa ficou com a média de 57FPS. Em 4K conseguimos a média de 130FPS. Continuamos os testes aumentando as opções para o máximo, passando a utilizar 98% da placa de vídeo, e em 4K se manteve em 110FPS. Mesmo assim, a placa permaneceu silenciosa e rodou de forma fluída. Para os curiosos, em 1080p a placa manteve a média de 210FPS.

The Witcher 3

Nosso próximo game foi The Witcher 3, um dos jogos mais bonitos já lançados. A resolução foi colocada em 4K e tudo foi deixado no máximo. O game se manteve em mais de 100FPS se forma tranquila. Colocado em 8K, ele desceu para a média de 34FPS, utilizando incríveis 99% da placa.
Red Dead Redemption 2

O Red Dead Redemption 2, um dos jogos mais pesados e bonitos da geração, também foi colocado para rodar, após alguns travamentos. A placa ficou a 97% de uso, mas manteve incríveis 68FPS de média. Tudo isso em resolução 4K. Colocando em 8K com tudo no máximo, o FPS desceu para 24FPS de média.

Control

O impressionante Control foi o próximo, sendo um dos jogos que mais usam o Ray Tracing e que possui uma das destruições de cenários mais bem feitas dos jogos. Colocado em 4K sem DLSS para dar um boost no framerate, o jogo ficou a 46FPS. Ativando a tecnologia, subiu para 73FPS- isso mostra o quanto o DLSS será um diferencial para essa próxima geração de placas. Tentamos colocar o game em 8K, porém a resolução não foi permitida. Mas em 4K, com tudo no ultra e com DLSS, o jogo com certeza mostra quão lindo e fluído ele pode ser.

Microsoft Flight Simulator

Colocamos o Microsoft Flight Simulator no ultra em 8K, e um dos jogos mais recentes e pesados com certeza levou a placa ao limite. O game rodou com a média de 20FPS utilizando quase 20GB de VRAM, que apesar se ser pouco, se manteve bem constante, o que é de fato impressionante.

BFV

Atendendo ao pedido de um fã do KaBuM! TV, Battlefield V foi o jogo final de nossa live, um dos FPS com os gráficos mais bonitos da geração. Colocamos em 4K e ele se manteve em 150FPS, mostrando ser lindo nesta resolução. Em 8K ele se manteve em 37FPS e seguiu bem otimizado.

E então, o que acho do desempenho da RTX 3090 MSI GAMING X TRIO, impressionante não? E nossa live, gostou? Tem dicas ou sugestões? Conta aí pra gente! Mais lives com certeza vão vir, e vamos usar as suas dicas para melhorar.

E lembre-se que, para ser avisado quando as placas de vídeo retornam ao estoque do KaBuM!, basta clicar no “Avise-me Quando Chegar!” em nosso site, e você receberá um e-mail. Também não deixe de conferir a nossa página sobre GeForce RTX Série 30 para ter acesso a todas as novidades da série 30 no KaBuM!.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Vem aí o PlayStation 5

Com lançamento previsto para o final de 2020, as expectativas dos gamers para a chegada do novo console da Sony são grandes. Confira!

O primeiro PS5 do KaBuM! pode ser seu

Confira as últimas novidades do console e participe da promoção “Esse PS5 é Meu” para ganhar o primeiro exemplar do produto no KaBuM!

Conheça o ROG Phone 3, lançamento da Asus

Smartphone apresentado pela marca nesta semana conta com Snapdragon 865 Plus e até 16 GB de RAM.

Monitores de 360Hz para as novas gerações de GPUs

360Hz é a promessa das placas de vídeo da nova geração. Mas, qual o impacto disso na hora de jogar?