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Super Mario 64 recebe port para PC com Ray Tracing

Port de Super Mario 64 está em Early Alpha já disponível gratuitamente para download

Super Mario 64 é um clássico lembrado por gerações, muitos revisitam no próprio Nintendo 64 ou até mesmo em emuladores. Em 2020, a Nintendo lançou o Super Mario 3D All-Stars para o Switch, coleção que continha os títulos Super Mario 64, Super Mario Sunshine e Super Mario Galaxy. Porém, pareceu ser apenas um port do clássico para o console, sem muitas melhorias.

Desenvolvido por DarioSamo, essa nova versão do clássico jogo de plataforma pode ser jogado por qualquer placa de vídeo que suporte Ray Tracing. A versão lançada é uma prévia técnica, então os jogadores devem esperar problemas visuais e alguns outros infortúnios, incluindo de desempenho.

Super Mario 64 recebe port para PC com Ray Tracing

O que é Ray Tracing?

O Ray Tracing, tecnologia que usa “traçados de raios” para criar melhores efeitos de luz, não é bem uma novidade criada só agora para deixar os jogos mais realistas. A técnica existe há anos no cinema, mas ainda não podia ser aplicada, em tempo real, em games por limitações técnicas até então.

Aplicando no Super Mario 64

A Digital Foundry fez um vídeo mostrando detalhes do Early Alpha da versão comentando sobre a experiência e inovações que o port traz. No vídeo é possível notar que os modelos 3D existentes no jogo foram refeitos com qualidades gráficas atuais.

Já os efeitos de luz, reflexos, estética da água, iluminação global e adição de sombras – elementos foco do Ray Tracing – foram feitos por DarioSamo. Os cenários, principalmente chão e paredes, mantém a aparência do Super Mario 64 clássico por serem texturas, mas dependendo da iluminação, essas superfícies também geram certos reflexos.

“No momento, este mod é uma prévia técnica e só deve ser usado por aqueles dispostos a tolerar problemas como falhas visuais e problemas de desempenho. Este projeto está sujeito a grandes mudanças no futuro em tudo, desde sua arquitetura, design, estética e performance. Qualquer ajuda para resolver esses problemas é bem-vinda. O desempenho é a primeira coisa a ser trabalhada e tem muito espaço para otimização no momento”, comentou DarioSamo.

“Se você não conseguir atingir a taxa de quadros desejada, é recomendado diminuir a resolução com o scaler interno, pois tem o maior impacto no desempenho de todas as opções”, completou.

Caso você tenha uma GPU que suporte Ray Tracing e tem interesse em testar o Port do Super Mario 64 basta acessar o GitHub.

Fonte: Kotaku

Otavio Otto Giantin
Me chamo Otto e atuo há 5 anos no meio de jornalismo de games e tech. Realizo esse trabalho sempre com um enorme prazer. Um poço de referências de diversos filmes, séries, jogos e piadas ruins. Falo sobre jogos também no twitter @Ottoboyo

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