Início Hardware PS5: SSDs Gen4 compatíveis têm desempenho similar ao armazenamento interno

PS5: SSDs Gen4 compatíveis têm desempenho similar ao armazenamento interno

Segundo a Insomniac Games, SSDs compatíveis com PlayStation 5 são quase "indistinguíveis" de armazenamento interno do videogame

A liberação (ainda em fase Beta) para expansões do disco do PlayStation 5 via SSDs M.2 anunciada pela Sony iniciou uma verdadeira “corrida por unidades de armazenamento” para otimizar o console. Segundo Mike Fitzgerald, diretor de tecnologia da Insomniac Games, os SSDs Gen4 com as especificações listadas demonstraram ótimo desempenho, similar à unidade interna nativa do videogame.

Em seu Twitter, Fitzgerald confirmou que a Insomniac já realizou testes com diferentes SSDs que atendiam aos requisitos do console. Os experimentos envolveram o game Ratchet & Clank: Rift Apart e as unidades Gen4 tiveram desempenho pouco abaixo do SSD interno do PlayStation 5.

“Os drives Gen4 que testamos, que atenderam às especificações recomendadas, deram resultados quase indistinguíveis do SSD interno”, postou o executivo.

Já nos testes envolvendo SSDs Gen 4 abaixo das recomendações especificadas, o resultado não foi tão positivo: em determinados processos do game, foi visto um carregamento até 15% mais lento em relação às unidades adequadas.

“Não é muito ruim, mas fique de olho nas especificações técnicas se estiver fazendo compra de um SSD, pois nosso jogo depende de armazenamento de alta qualidade”, completou Fitzgerald.

Ilustração de SSDs compatíveis com o PS5
SSDs devem atender aos requisitos mínimos especificados pela Sony. Divulgação: Sony

SSDs compatíveis

Vale lembrar que, além do SSD precisar ser do tipo M.2, terá de atender a alguns requisitos especificados pela Sony, como:

  • Interface PCIe Gen4 x4;
  • Espaço entre 250 GB e 4 TB;
  • SSD deve ser instalado junto com um dissipador;
  • Velocidade de leitura sequencial de 5.500 MB/s ou superior;
  • Módulo com largura máxima de 22 mm;
  • Os SSDs podem ser do tipo M.2 2230, 2242, 2260, 2280 e 22110.

Por enquanto, apenas quem atualizou o console com o novo firmware Beta poderá desfrutar do novo suporte do PlayStation 5 aos SSDs. O lançamento público do firmware ainda não tem data marcada, mas deve ser anunciado em breve pela Sony.

Fonte: Wccftech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES