Início Tecnologia Soldados britânicos simulam combates em realidade virtual

Soldados britânicos simulam combates em realidade virtual

Simulação em realidade virtual usa o Unreal Engine, o mesmo de Fortnite, da Epic Games

A realidade virtual vai muito além da diversão – treinamento é uma área muito explorada. No Reino Unido, por exemplo, a tecnologia está sendo usada para treinar os militares britânicos através de uma simulação de combate.

É verdade, o exercício em realidade virtual lembra muito um videogame de tiro em primeira pessoa – certamente, mais do que um confronto militar da vida real. Em um vídeo sobre o assunto publicado pela rede BBC, é possível ver os soldados usando fones de ouvido e os Oculus Rift S com joysticks.

Soldados britânicos treinam com óculos de realidade virtual
Soldados britânicos treinam com óculos de realidade virtual – Imagem: reprodução/BBC

Mas o assunto não é brincadeira. As simulações em realidade virtual permitem que os militares façam exercícios ou simulem tiroteios que seriam extremamente perigosos na vida real.

Fortnite em realidade virtual? Quase isso…

A simulação usa o popular Unreal Engine, o mesmo motor de Fortnite, da Epic Games. A tecnologia permite que sejam criados cenários específicos de treinamento para quaisquer exercícios que os militares desejem realizar.

Treinamento militar em VR

O treinamento militar em realidade virtual já existe há algum tempo; os Estados Unidos realizaram exercícios semelhantes em clones virtuais de cidades americanas anos atrás. Mas a tecnologia ainda esbarra em alguns obstáculos como a dificuldade de usar os controles ou mesmo os movimentos do soldado – algo que, muito em breve, a própria indústria do videogame pode resolver.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES