Tudo o que você precisa saber para escolher a sua televisão inteligente perfeita!

É impossível imaginar uma rotina confortável e divertida em casa sem a presença de uma Smart TV, não é mesmo? Afinal, é graças a esse equipamento revolucionário que temos acesso a tudo o que mais amamos: nossas séries, filmes e vídeos preferidos do streaming e dos apps.

A Smart TV é vendida pelas fabricantes com diversas especificações e tecnologias. Na hora de escolher a sua, alguns pontos devem ser considerados, como, por exemplo, as diferenças das telas, o tamanho da TV e as tecnologias disponíveis.

Para te ajudar na missão de escolher a Smart TV perfeita para a sua sala, preparamos este conteúdo bacanudo, bastante completo e didático.

Com certeza, depois de ler até o fim, você conseguirá escolher a TV ideal para maratonar suas séries preferidas, curtir as lives dos artistas e assistir os clipes que você adora no YouTube. Se liga!

O que é uma Smart TV?

Basicamente, a Smart TV é o aparelho de televisão com acesso à internet, conectada à rede por cabo ou wi-fi. Essa TV já costuma ter os principais aplicativos que os usuários procuram, como YouTube, Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay e redes sociais.

Para que seja considerado uma TV smart, o aparelho precisa ter um sistema operacional, conteúdo multimídia e acesso à internet. É uma TV na qual você consegue jogar games, fazer buscas online, usar o Facebook ou o Instagram e aplicativos de comunicação como o Skype.

A televisão inteligente, muito parecida com um computador ou um smartphone, chegou ao mercado em 2011 e logo se tornou um sucesso de vendas. O que diferencia uma televisão inteligente da outra é, sem dúvida, alguns critérios técnicos e funcionais, como resolução de tela, conectividade, formato da tela (plana ou curva), tamanho, entre outros requisitos.

A marca e o preço também costumam ser critérios avaliados na hora da escolha da Smart TV. É preciso destacar que o mercado nacional tem excelentes modelos de Smart TVs com preços acessíveis.

Se você está em dúvida sobre qual aparelho comprar, veja abaixo as principais diferenças de cada modelo de TV Inteligente!

Como usar uma Smart TV?

Antes de escolher e comprar sua Smart TV, saiba que, para usá-la com todas as funcionalidades, você vai precisar de uma conexão de internet banda larga, de preferência com um roteador wi-fi, para evitar o uso de cabos para conectar o aparelho.

O ideal é ter um pacote de internet de, pelo menos, 4 MB por mês, para que a operação da TV seja mais eficiente, sem que a imagem fique travando ou carregando de forma lenta.

Como já citamos, a Smart TV está disponível com várias tecnologias de tela, conectividade e resolução. Essas tecnologias influenciam o preço do aparelho e também são fundamentais para determinar a qualidade da imagem e da sua experiência com o equipamento.

Tecnologia da Tela

A tela da sua Smart TV pode ser LCD, LED, OLED ou QLED. São muitos nomes, mas as explicações para cada tecnologia são simples. Confira:

Tela LCD – A TV LCD é uma das mais antigas. Ela conta com tela de cristal líquido e sua iluminação ocorre com o auxílio de uma lâmpada branca fluorescente. O aparelho tem uma imagem de qualidade, que pode ser considerada nítida, no entanto, um pouco mais opaca do que em outras tecnologias. Um ponto negativo é que a tela LCD reflete mais as sombras, e isso pode atrapalhar ou incomodar a visão.

Tela LED – A TV de LED também tem tela de cristal líquido, mas, diferentemente da TV LCD, ela possui um sistema de iluminação com lâmpadas de LED, o que torna o equipamento mais econômico do ponto de vista do consumo de energia. Além disso, ela é mais nítida, tem imagem de melhor qualidade, com níveis mais adequados de brilho e contraste.

Tela OLED – A TV OLED tem uma qualidade excepcional. Neste tipo de aparelho, a iluminação é emitida através de compostos orgânicos, com o suporte da eletricidade. As cores ganham mais vivacidade, as imagens têm uma aparência mais natural e nítida.

Tela QLED – A TV QLED tem tecnologia inovadora, sendo a mais recente do mercado, com qualidade superior à OLED. Nesta tela, os cristais recebem iluminação LED e refletem com fidelidade as cores. Os contrastes e tonalidades são incríveis. Por isso, essa é a tecnologia mais cara, quando comparada às demais.

Tamanho da tela

A escolha da Smart TV perfeita depende muito do ambiente onde ela será usada. Como existem TVs com vários tamanhos de tela, o ideal é avaliar o local e escolher um aparelho que fique proporcional ao cômodo e que garanta uma experiência confortável na hora de assistir seus programas, séries e filmes preferidos.

No segmento de TVs de tela plana, você pode escolher entre modelos que vão de 26 a 110 polegadas. Quanto maior a TV, mais cara ela será!

Antes de comprar, analise a proporção entre a distância da tela e o sofá da sua sala ou a cama do seu quarto. Aparelhos acima de 42 polegadas ficam melhores em ambientes que garantam uma distância mínima de 1,60 m em relação à tela.

Resolução da sua Smart TV

A resolução é, basicamente, a qualidade da imagem da sua Smart TV, medida em pixels. Quanto maior for a tela da TV, melhor a resolução, para que seja mantida a proporção correta entre pixels e polegadas, preservando a qualidade das imagens.

Confira as principais tecnologias oferecidas:

HD – A Smart TV com resolução HD garante qualidade digital para as imagens. A sigla HD vem de “High Definition”, ou alta definição. Essa foi a primeira tecnologia desenvolvida para aparelhos de tela plana e, por isso, é a mais antiga e simples, com 1366 x 720 pixels.

Full HD – A tecnologia Full HD representa um importante avanço em relação à HD, pois possui mais que o dobro de pixels. As imagens são ainda mais nítidas, com mais qualidade. O padrão tem 1920 x 1080 pixels.

Ultra HD – A TV Ultra HD, também chamada de TV 4K, possui quatro vezes mais pixels do que a resolução Full HD. As imagens ficam incríveis, com muito mais brilho, contrastes bem definidos e cores deslumbrantes. Essa resolução também é conhecida como UHD. Neste padrão, há 3840 x 2160 pixels.

8K – A TV com resolução 8K é a mais avançada do mercado e tem preços bem elevados. A resolução é de 7680 x 4320 pixels, com máxima definição e imagens super realistas. As cores são espetaculares, com nitidez absoluta em distâncias de até dois metros da tela. No entanto, esse modelo ainda esbarra no fato de que não existem muitos conteúdos atualmente produzidos para a resolução 8K.

Novas tecnologias das Smart TVs

A cada ano, novas tecnologias são lançadas pelas fabricantes de Smart TVs. Uma novidade que fez sucesso foi o 3D. Os aparelhos tridimensionais são aqueles que vêm com um óculos especial, que permite enxergar as imagens em três dimensões. É uma ótima escolha para quem gosta de filmes produzidos com tecnologia 3D.

As TVs inteligentes também possuem diferentes sistemas operacionais, sendo que os mais comuns são: Android, WebOS e Tizen. Todos são excelentes e cumprem bem o papel na Smart TV.

Você também pode escolher entre uma TV de tela plana ou curva. A diferença entre elas está na forma como você vai visualizar as imagens e desfrutar da experiência. Os aparelhos com tela curva são ótimos para salas grandes e famílias com muitas pessoas, pois oferecem precisão em todos os detalhes das imagens nas cenas, com uma sensação de imersão aprimorada e um campo de visão maior.

Já as TVs de tela plana são finas e podem ser encontradas com borda, sem borda ou na versão de tela infinita. São modelos mais baratos, com design qualificado e que podem ser colocados na parede com a ajuda de um suporte.

Como tomar a decisão final?

Com todas essas informações em mãos, chega a hora de escolher qual será sua Smart TV. Antes de tomar a decisão final, analise as marcas, veja qual lhe agrada mais, pesquise sobre a oferta de assistência técnica perto da sua casa e compare os preços.

As principais marcas de Smart TVs vendidas no Brasil são: Samsung (líder de vendas), LG, Sony, Philips, Philco, Panasonic, entre outras. Para conferir os diferenciais de cada modelo, dá uma olhada na categoria de TV e ÁUDIO no site do KaBuM!. Você vai encontrar os melhores aparelhos, com preços imbatíveis!

Escreva um comentário