Mais um golpe vem fazendo as rondas para roubar o seu dinheiro: desta vez, os ladrões entram em contato via SMS, informando que precisam de um “PIX de segurança” para cancelar uma transferência pendente em sua conta, de um valor alto, e pedindo que você entre em contato por um número de telefone gratuito (0800).

Um internauta, por curiosidade (mas felizmente já suspeitando da tramoia), decidiu seguir o curso do golpe e forneceu detalhes do ocorrido em seu perfil no Twitter: essencialmente, ao entrar em contato, a pessoa do outro lado da linha diz que um PIX agendado está retido por questões de limite de conta, enquanto faz perguntas sobre o quanto de limite você tem disponível para, no fim da conversa, pedir uma espécie de “PIX de segurança” para “confirmar” alguma legitimidade.

Você, o Angelo e o blog KaBuM! já perceberam, todos, que o suposto PIX de segurança é um golpe:

“Continuei conversando para ver [até] onde ia; ele [o ladrão] fazia perguntas sobre limite e saldo da conta e depois de falar um número ‘X’ (porque achei estranha a pergunta), ele falou que estavam tentando fazer outro PIX no valor máximo do que você acabou de falar.

Daí, ele fala que o processo para ‘cancelar’ esse PIX agendado é, basicamente… FAZER UM PIX. O cara [me] passou um CPF falando que estava vinculado para aquele PIX programado e que precisava fazer um de ‘segurança’ no mesmo valor para bloquear.

Aí, já tava mais ainda na cara [sic] o golpe. Mandam SMS fake, você liga com medo e ele inventa esse sistema de segurança para ‘cancelar’ o PIX agendado. Tomem cuidado amigos =)” – Angelo Resendes, via Twitter

Observando a mensagem recebida pelo internauta, nos chamou a atenção o fato do “número de contato” ser um telefone válido gratuito. Uma pesquisa rápida no Google, no entanto, nos listou diversos serviços de aquisição de números do tipo, por preços a partir de R$ 19,90 mensais.

A nossa equipe entrou em contato com a assessoria de imprensa do Itaú, mas até o fechamento desta nota, não obtivemos resposta. De qualquer forma, uma das mais conhecidas recomendações de segurança do banco é a informação de que ele não entra em contato com os seus clientes via SMS, WhatsApp nem e-mail, nem tampouco pede que um cliente confirme dados e informações que, para todos os efeitos, o banco já tem no sistema.

Nós procuramos, mas não encontramos referências recentes sobre “PIX de segurança” ou similares mencionando outras instituições financeiras. Entretanto, o uso do nome do Itaú parece ser aleatório: convenhamos, um dos maiores bancos do país teria um volume alto de correntistas para que ladrões e golpistas acertassem o contato de um cliente “no chute”, então não é algo tão complicado quanto possa parecer.

Assim, fica a dica: recebeu alguma mensagem dizendo ser de um banco, pedindo urgência para entrar em contato ou para informar dados particulares? Ignore, corte a conversa e, onde for cabível, denuncie.

via Angelo Resendes, via Twitter

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