Início Tecnologia Robô bípede da Boston Dynamics dá show de parkour; veja o vídeo

Robô bípede da Boston Dynamics dá show de parkour; veja o vídeo

O robô humanoide Atlas usa recursos visuais e inteligência artificial para ajustar seus movimentos em tempo real

A habilidade impressiona! Aliás, toda vez que a Boston Dynamics divulga um novo vídeo sobre seus robôs, a internet treme. Nesta terça-feira (17), a empresa compartilhou um vídeo inédito do Atlas, o robô bípede da marca: ele corre, salta, gira, se equilibra e dá um verdadeiro show em uma sessão de ginástica e parkour. Dá só uma olhada…

É verdade, o vídeo deixa qualquer um de boca aberta. Mas, calma! A destreza demonstrada nesta sequência não foi, assim, “ao vivo”. Segundo a Boston Dynamics, a rotina levou “meses” para ser executada com perfeição. Este outro vídeo mostra a complexidade do trabalho para treinar o robô:

Os engenheiros envolvidos no projeto dizem que o vídeo demonstra como o Atlas ganhou equilíbrio mesmo ao coordenar diferentes tipos de ações. Vale lembrar que um dos avanços do robô humanoide é o uso de recursos visuais – sim, câmeras de alta definição – para adaptar seu movimento ao percurso… tudo em tempo real.

De qualquer forma, os pesquisadores reconhecem que é preciso refinar os movimentos dos robôs – o que é um grande desafio já que eles, diferente dos humanos, não possuem uma coluna vertebral para sustentação e as articulações dos braços são relativamente fracas.

Diferente do cão-robô, o Atlas ainda é apenas um modelo de pesquisa e desenvolvimento da Boston Dynamics que ajuda os engenheiros da empresa a trabalharem em melhores sistemas de controle e percepção.

Robô bípede da Boston Dynamics dá show de parkour; veja o vídeo
Imagem: reprodução / Boston Dynamics

Ainda assim, não é difícil vislumbrar um futuro em que robôs humanoides poderão conviver com nós, humanos, e com toda essa destreza, ajudar em tarefas do dia a dia. E, porque não, divertir crianças. Mas a gente ainda vai ter que esperar por esse dia… por enquanto, eles (nem de longe) são páreos para a brasileira Rebeca Andrade, a ginasta medalha de ouro na Olimpíada de Tóquio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES