Início Tecnologia O seu HD vai precisar de um reforço para os lançamentos que...

O seu HD vai precisar de um reforço para os lançamentos que vêm por aí!

Entenda a evolução dos games e o que você já precisa ficar de olho quando o assunto é a leitura e escrita de informações. Bem-vindo à Era da alta performance com SSDs!

O tradicional HD sempre terá o seu lugar garantido! Quando o assunto é a relação custo x benefício – e considerando o espaço de armazenamento – ele oferece uma grande economia. Porém, se a sua intenção é acompanhar os principais lançamentos de jogos, rodando em altas resoluções pelos gráficos mais exigentes, o seu HD poderá impactar diretamente na performance de sua jogatina. Calma, que nós vamos te explicar o motivo, a seguir.

SSD ou Solid-State Drive

Os SSDs são a bola da vez, tanto pelo aumento de sua procura no mercado, quanto na evidência em pautas sobre jogos da nova geração. Mas, qual o impacto de um SSD? Por que ele é tão importante? Vale a pena o investimento?

Em primeiro lugar, eles naturalmente já possuem vantagens sobre seus irmãos mais velhos, os HDs. Além da velocidade, o Solid-State Drive não apresenta partes internas móveis, armazenando informações em células Flash (as mesmas que se encontram hoje em seu smartphone). Por essa construção mais robusta e leve, o SSD é muito mais rápido e resistente. Em outras palavras, não é preciso mais ler um disco para acessar nossos dados. Eles são encontrados com maior facilidade e, por isso, apresentados de forma muito mais eficiente.

SSD no mundo dos jogos

A velocidade de carregamento dos SSDs para games
Fonte: Fredrick Tendong

Deixando o quesito resistência um pouco de lado, a velocidade é o que mais conta na hora da gameplay. E não, isso não é limitado apenas a loadings, mas sim a tudo aquilo que necessita de informações sendo buscadas no local de armazenamento do jogo.

Hoje em dia, os jogos são construídos de forma a burlar limitações. O mapa de um game, por exemplo, é carregado na medida em que você transita por ele e, na maioria das vezes, não só o que está atrás de você, fora de sua visão, encontra-se sem texturas ou detalhes, como também pode nem sequer existir.

Isso, porque, os jogos de mundo aberto só carregam totalmente as suas áreas, conforme você se aproxima delas. Vamos supor que você está prestes a entrar em uma aldeia cercada por madeiras. Até existe a base do que esse cenário apresenta sendo carregada, no entanto com texturas menores, sem inteligência artificial ativada, além de diversos outros artifícios. Isso ocorre para aliviar a necessidade de carregamento do jogo em questão.

Porém, lembra quando citamos a velocidade incrivelmente superior dos SSDs? É nesse ponto, em especial, que ele se destaca. A velocidade de acesso às informações necessárias para construir esse mundo é muito maior.

No exemplo que demos da aldeia, logo acima, ela era cercada por madeiras, correto?! Esse é um dos artifícios usados para “escondê-la” enquanto ainda não está pronta. Mas, com um SSD, esse cenário simplesmente não precisa mais ser ocultado, porque a inteligência artificial permanece em pleno funcionamento, mesmo longe de você.

Suas ações ou as ações dos NPCs podem ser levadas em conta, mesmo sem a sua presença. E essa foi uma pequena amostra do potencial dos SSDS, já que ainda há muito mais a ser explorado.

Mas, por que o upgrade é cada vez mais importante?

A Sony já anunciou o foco de seus jogos para PS5 em SSD. A NVIDIA, por sua vez, também dedicou parte de sua live, anunciando as novas placas de vídeo RTX Série 30, a esse componente.

As vantagens são imensas! Mundos maiores, ideias criativas, ou até mesmo Ray Tracing. Tudo isso sofre impacto positivo quando um SSD é usado. Até mesmo para desenvolvedores indies. Geralmente empresas menores sofrem com otimização de seus jogos, já que é algo muito oneroso e que exige muita expertise no desenvolvimento. Com a velocidade muito superior do SSD, esses desafios passam a se tornar mais simples e permitem que o jogo mantenha um bom desempenho, mesmo quando o peso dele está maior do que devia, por qualquer motivo.

Menos gargalos, travamento zero na construção de cenários, poucos ou nenhum loading entre cenários (disfarçados ou não), “saves” mais rápidos…
Por todos esses motivos, desenvolvedores vão focar cada vez mais em jogos utilizando os SSDs. Os HDs continuarão, mas dificilmente serão o foco do desenvolvimento. E, quanto mais o tempo passar, maior será a distância do comparativo de desempenho entre HD e SSD, considerando a capacidade de armazenamento, velocidade de leitura e gravação etc.

E na hora de escolher meu SSD?

Agora que você conhece as principais vantagens e a importância do SSD, chegou a hora de te dar aquela força para escolher um modelo para chamar de seu. Podemos separar 3 tópicos para definir a sua escolha:

Capacidade:

A quantidade geral de arquivos que o SSD suporta, medida em GB (240GB, 480GB ou mais).

Velocidade:

De leitura e escrita. Quanto mais rápidas, melhor. A indicação de 500MB/s, por exemplo, significa que o SSD pode trocar até 500MB de informações por segundo.

IOPS:

Abreviação de operações de entrada e saída por segundo. Novamente, quanto maior o número que o SSD for capaz de lidar, melhor.

De acordo com sua necessidade, avalie os tópicos acima e encontre o produto que te atenda melhor. Um bom custo x benefício é resultado do equilíbrio entre todos eles – já um SSD topo de linha terá o quesito máximo dos 3 fatores.

E aí, gostou da nossa explicação? Que tal se preparar agora para as surpresas que essas tecnologias vão nos trazer na próxima geração? O KaBuM! tem uma seleção incrível de SSDs. Dê uma olhada em nosso site e baixe também o nosso APP para se manter por dentro de todas as novidades! Ah, e conta pra gente que tipos de novidades você espera nos jogos, daqui pra frente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Vem aí o PlayStation 5

Com lançamento previsto para o final de 2020, as expectativas dos gamers para a chegada do novo console da Sony são grandes. Confira!

Conheça o ROG Phone 3, lançamento da Asus

Smartphone apresentado pela marca nesta semana conta com Snapdragon 865 Plus e até 16 GB de RAM.

O primeiro PS5 do KaBuM! pode ser seu

Confira as últimas novidades do console e participe da promoção “Esse PS5 é Meu” para ganhar o primeiro exemplar do produto no KaBuM!

Monitores de 360Hz para as novas gerações de GPUs

360Hz é a promessa das placas de vídeo da nova geração. Mas, qual o impacto disso na hora de jogar?