Início Dicas e Reviews Qual é a velocidade de internet ideal?

Qual é a velocidade de internet ideal?

Escolher a velocidade certa de conexão para casa nem sempre é fácil, por isso fizemos um guia com dicas para te ajudar

Estar conectado à internet é algo essencial para os dias de hoje, seja para falar com a família, assistir a um filme ou ler as notícias do dia. Escolher a velocidade de internet ideal para a sua casa, no entanto, pode ser um desafio.

É por isso que foi pesquisar o assunto a fundo e juntamos as melhores informações para ajudar você nessa escolha tão importante. Vamos lá?

Escolhendo a velocidade da internet

Embora no passado fosse possível conectar à internet diretamente pela linha de telefone, hoje a melhor opção para ficar online são as conexões chamadas de banda larga: uma internet fixa com boa taxa de envio e recebimento de dados.

Mesmo reduzindo seu leque de opções para essa categoria, as opções são quase infinitas. Isso quer dizer que a escolha de Mbps – megabits por segundo – da sua conexão depende do uso que você faz da internet no seu dia a dia.

Com isso em mente, separamos algumas situações de uso e o quanto de internet é necessário para que elas funcionem sem problemas.

E-mails e navegação pela web

Reprodução: Stephen Phillips/Unsplash

Receber e responder e-mails, acessar redes sociais como o Facebook, acompanhar portais de notícias e fazer buscas no Google é o que a maior parte de nós faz na internet, não é mesmo? Se essas atividades corresponderem ao seu principal uso da web, saiba que você não precisa de uma internet muito rápida.

Isso significa que mesmo conexões básicas de internet banda larga devem dar conta do seu dia a dia online. Vale só ficar atento porque os números podem aumentar um pouco conforme o número de pessoas utilizando a conexão em casa.

Velocidade indicada: entre 2 Mbps e 5 Mbps por pessoa

Estudo e home office

Reprodução: Christin Hume/Unsplash

Nos dias de hoje, trabalhar de casa ou estudar à distância são realidade para muita gente. A boa notícia é que basta um computador, notebook ou celular conectado a uma internet razoável para fazer tudo funcionar.

Além da navegação e de outras atividades semelhantes à modalidade anterior, essa categoria exige uma conexão boa o suficiente para que seja possível acessar editores de texto e planilhas online, e também fazer videochamadas via Google Meet, Zoom ou Skype.

Velocidade indicada: entre 3 Mbps e 10 Mbps por pessoa

Filme e séries online

Reprodução: Mollie Sivaram/Unsplash

Se a vida está em dia e seu tempo conectado é melhor aproveitado acessando o catálogo de filmes, documentários e seriados de serviços como Netflix, Globoplay, Prime Video e tantos outros, sua conexão precisa ser um pouco mais robusta.

Afinal, fazer a transmissão em tempo real de vídeos em boa resolução é uma atividade que demanda baixar um volume constante de dados. Isso também vale para quem assiste a bastante vídeos em plataformas como o YouTube.

Velocidade indicada: entre 5 Mbps e 25 Mbps por pessoa

Jogos online

Reprodução: JESHOOTS.COM/Unsplash

Ora, jogar na internet não é um entretenimento só do pessoal mais novo. Se curtir uns jogos online faz parte do seu tempo livre, você é considerado um usuário intensivo da web e, muito provavelmente, precisa de uma boa conexão para uma jogatina suave.

Nesse caso, uma conexão banda veloz, de boa qualidade e estável é a sua pedida. A velocidade extra serve não só para que seja possível fazer o download dos jogos mais rápido, mas também para evitar quedas e desconexões.

Velocidade indicada: entre 10 Mbps e 30 Mbps por pessoa

Fonte: Intnet, USNews, Konnet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES