A NVIDIA anunciou uma parceria com a CD Projekt Red para exibir os seus primeiros passos na tecnologia chamada “path tracing” – essencialmente, a evolução do atual ray tracing. A ideia é usar uma build do jogo Cyberpunk 2077 especialmente construída para essa finalidade, exibindo tudo em um painel apresentado na Game Developers Conference 2023 (GDC 2023).

Não é todo mundo que vai lembrar disso, mas foi a própria NVIDIA quem apresentou o conceito de ray tracing lá em 2018. A tecnologia obviamente existia antes, mas foi a fabricante norte-americana quem a mostrou em aplicações práticas. Apesar dos contratempos da época, hoje, praticamente todo jogo lançado tem suporte à tecnologia. o path tracing é, em resumo, o “passo adiante”.

Pelo sumário da apresentação, no site da GDC 2023:

“O [jogo] Cyberpunk 2077 da CD Projekt Red é tecnicamente um dos títulos mais desafiadores do mercado graças à escala massiva de seu mundo e sua variedade visual. Seus ambientes iluminados por neon e as grandes paisagens de Night City já são, hoje, o que há de mais possível no campo dos gráficos em tempo real. O modo RT: Overdrive busca levar isso para o próximo nível ao trazer o RTX Path Tracing para a mesa.

Estamos todos bem familiarizados com as limitações da direção dos gráficos em tempo real e os algoritmos de iluminação indireta. Coisas como luzes que não projetam sombras com abrangência básica não física, luzes indiretas de baixa resolução multiplicadas pela oclusão tela-espaço de ambientações, ou ainda reflexos tela-espaço que ainda são amplamente utilizados. Apesar de entregarem desempenho satisfatório em hardware de baixa capacidade, isso tudo limita a qualidade máxima de imagem e reduz a flexibilidade do criador de conteúdo.

O RTX Path Tracing busca minimizar [estas] restrições impostas aos criadores de conteúdo ao entregar sombreamentos macios e contribuição de iluminação indireta em ambientes totalmente dinâmicos, por todas as [fontes de ] luzes – sejam elas uma luz local anaítica, superfície emissora de luz, skylight, você escolhe.”

Muito tecniquês para dizer, essencialmente, que a NVIDIA tem uma tecnologia proprietária (RTX Path Tracing) que promete minimizar os problemas de desempenho causados pelo ray tracing atual ao implementar o path tracing como o padrão de exibição de luz e sombra dinâmica nos jogos.

A escolha de Cyberpunk 2077 para a exibição também não foi à toa: apesar de todos os seus problemas de lançamento, o jogo já conta com atualizações o suficiente que praticamente reverteram seu quadro negativo e, hoje, é um dos títulos mais visualmente deslumbrantes de que se tem notícia.

Além disso, suas ambientações amplas e com grande variação de luz e sombra o tornam o caso de estudo perfeito para a experimentação com tecnologias gráficas – como é o caso do path tracing.

Evidentemente, até mesmo ele – em sua versão comercial, pelo menos – está preso às limitações tecnológicas dos parâmetros atuais: ainda que você precise de uma máquina extremamente forte para rodá-lo a pleno potencial, a NVIDIA acha que pode fazer mais. Por isso, a build dedicada para a demonstração.

Se isso vai se traduzir, eventualmente, na atualização do jogo em si, ninguém sabe. Por ora, só podemos mesmo esperar a GDC 2023, que está marcada para os dias 20 a 24 de março de 2023, em São Francisco, na Califórnia.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress