Início Hardware O que é e o que faz uma memória RAM?

O que é e o que faz uma memória RAM?

Você quer saber o que é, de fato, uma memória RAM? Ela pode ser o upgrade que você precisa!

A informática é cheia de termos e nomenclaturas diferentes, muitos deles em inglês, que podem confundir quem está entrando nesse mundo agora. E mesmo entendendo o termo, muitas vezes surge a pergunta: “mas… para quê serve isso exatamente?”. No texto de hoje vamos falar um pouco sobre memória RAM, seu significado, seu uso e o que ela muda no seu computador.

O que significa RAM? O que ela faz?

memória

RAM é uma sigla em inglês para Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório), e ela funciona de uma forma bem diferente dos HDs. O HD seria uma memória mais tradicional e fácil de ser entendida: ele guarda o que o computador precisa até que seja necessário. Já a RAM é, em termos simples, para guardar o que o computador está usando nesse momento.

Vamos pensar da seguinte forma: imagine que você tem uma caixa de ferramentas e uma bancada de trabalho. Para começar o seu trabalho em sua bancada, você precisa ir buscar as ferramentas na caixa e colocá-las em sua bancada, para que seja mais fácil acessá-las quando você precisar e, após terminar, as ferramentas voltam para sua caixa.

Nesse cenário, a caixa de ferramentas é o HD ou SSD, e a sua bancada é a memória RAM. Quando o computador precisa realizar uma tarefa, ele busca o necessário no HD, e os colocam na RAM para que ele possa trabalhar. Quando o programa é fechado, o necessário é guardado de volta em seu HD.

E por que ter mais RAM?

memória2

Com uma bancada de trabalho maior, você pode ter mais espaço para colocar as suas ferramentas, e contar até mesmo com ferramentas maiores. No caso de mais RAM, é basicamente isso que acontece. O fator crucial a ser levado em conta é que a RAM é uma memória muito mais rápida do que qualquer HD ou SSD, portanto, quanto mais coisas estiverem guardadas nela, melhor.

Mais RAM também indica que você pode abrir mais programas em seu computador sem muita perda de desempenho, já que existe memória o suficiente para que tudo seja guardado nela. Sem a quantidade adequada de memória RAM, o computador tem que acessar o HD mais frequentemente, o que deixa o processo mais lento, além de não conseguir abrir muitos programas de uma vez, ou até mesmo não conseguir abrir um programa mais pesado, como jogos, por exemplo.

A forma com que cada programa vai utilizar a memória RAM pode diferir um pouco, mas apenas essas informações básicas já demonstram a importância dessa peça em sua máquina e o porquê devemos buscar memórias RAM de boa qualidade e que supram as nossas necessidades.

DDR 3? DDR 4 ? Dual Channel? O que significam os termos mais comuns?

Apesar de parecer complicado, os DDR’s que acompanham a memória são simplesmente a indicação da tecnologia usada para essas memórias e a qual geração elas pertencem, para evitar incompatibilidades e que você compre errado. A sua placa-mãe vai ter um tipo de slot para memória RAM, por exemplo, DDR4. Para que você compre uma memória RAM para seu computador, é necessário que ela seja DDR4 também, ou você não conseguirá encaixá-la e utilizá-la.

Além disso, quanto mais nova a tecnologia, melhor essa memória será, por ser mais otimizada e trabalhar melhor com os programas mais novos. Portanto, se for montar o seu primeiro PC, é recomendável utilizar as DDR’s mais atuais.

Outro termo muito comum e importante é o Dual Channel. Ele significa usar duas memórias iguais ao mesmo tempo em slots compatíveis em sua placa-mãe (verifique o manual dela para saber quais são os slots que você deve utilizar). Utilizando as memórias em Dual Channel, elas vão trabalhar juntas em harmonia, sem nenhum tipo de perda. Para isso, é também muito importante que elas sejam exatamente iguais, pois sem isso o Dual Channel não vai funcionar de forma adequada e você perderá velocidade no computador.

Tamanho total ou velocidade? O que importa mais?

memória4

Respondendo de forma direta, ambas são igualmente importantes, e é necessário achar um equilíbrio entre elas. Enquanto o tamanho total é muito importante para que a memória possa armazenar bastante, a velocidade com que ela entrega as informações e armazena os dados é fundamental também.

Enquanto o tamanho da memória é medido, hoje em dia, em gigas (8GB, por exemplo), a velocidade é medida em Megahertz (3000MHz, por exemplo). Quanto maior esses números, maior e mais veloz a memória RAM é. Porém, é necessário checar se sua placa-mãe suporta, já que existe um limite em que a placa trabalha, então sempre verifique antes de comprar.

Ah, um ponto interessante é que as memórias de notebook, embora sejam diferentes em seu formato, seguem basicamente as mesmas regras, então, cuidado para não acabar comprando uma memória de notebook no lugar de uma de PC ou vice e versa, sempre se atente ao descrito no anúncio.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES