Nos últimos sete anos, a Microsoft tem se esforçado para manter os números de vendas do Xbox One um mistério. Mas eis que um documento fez com que Redmond finalmente admitisse algo que muitos suspeitavam: a Sony conseguiu ultrapassar a rival em vendas de console com o PlayStation 4.

“A Sony superou a Microsoft em termos de vendas de consoles e base instalada, tendo vendido mais do que o dobro do Xbox na última geração”, confirmou a empresa no ofício.

O documento em questão foi enviado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) – sim, o órgão administrativo brasileiro – com intuito de verificar a dominância que a Microsoft tem sob o mercado, como parte de um dos desdobramentos da compra da Activision Blizzard.

O Cade é um órgão vinculado ao Ministério da Justiça brasileiro e é responsável justamente por garantir a livre concorrência no mercado em território nacional. O documento foi identificado pelo site GameLuster.

Ententa a treta entre Microsoft e Sony

Desde quando anunciou a compra da Activision Blizzard, a Microsoft entrou em uma constante de justificativas para garantir que, em todos os territórios de atuação da empresa, a compra não é uma ameaça à livre concorrência. Esse é um procedimento padrão de mercado.

No caso, a maior concorrente da MS seria a Sony, que tentou justificar o porquê dela acreditar que o acordo entre as empresas não seja benéfica para o mercado no geral – algo que era esperado, visto que o papel dela como concorrente é assegurar também o seu espaço.

Sony PlayStation

Imagem: Natanael Ginting/shutterstock.com

O fato é que, como aponta a Microsoft no documento enviado ao Cade, a Sony aparenta ser a única que de fato se opôs à negociação. De acordo com a empresa de Redmond, “as Requerentes [que são as rivais do mercado] enfrentam concorrência de uma série de desenvolvedores e publicadores de jogos, e todos os seus jogos têm concorrentes próximos. De fato, os terceiros indicaram diversos publicadores ‘third-party’ rivais que detêm franquias de jogos populares, demonstrando a intensa rivalidade no mercado, conforme destacado no Formulário de Notificação”.

E continua: “a Ubisoft respondeu que ‘não existe tal título de videogame que não tenha competição próxima’. A Bandai, por sua vez, observou que ‘o maior sucesso [da Activision Blizzard] é o Jogo Call of Duty, que tem como concorrentes Battlefield, Valorant, Destiny entre outros’. Na mesma linha, a Riot e o Google listaram uma série de jogos que são concorrentes próximos dos títulos principais da Activision Blizzard”.

Na versão pública do Ato de Concentração, emitido em 9 de agosto de 2022, a Microsoft argumenta que a sua principal rival tem feito um bom trabalho em alavancar sua base de usuários por meio do  PlayStation Plus, afirmando que “a empresa
tem sido capaz de escalar a partir de sua base existente de usuários, do tamanho da plataforma do PlayStation e de seu conteúdo exclusivo”.

Diferenças da PS Plus e Xbox Game Pass

Imagem: Miguel Lagoa/Shutterstock

Ela ainda alfineta a companhia japonesa, afirmando que a Sony, ao insinuar que “o Game Pass poderia alcançar liderança inalcançável em serviços por assinatura – que, aliás, sofrem rivalidade do modelo buy-to-play tradicional” deixa de mencionar que ela mesma possui uma posição de liderança na distribuição digital de jogos para console.

“A Sony é, de fato, a maior distribuidora digital de jogos de console (no Brasil e no mundo) considerando tanto o segmento mais amplo de distribuição, quanto o segmento hipotético mais restrito de serviços por assinatura para múltiplos jogos de console, como demostram as tabelas abaixo”, aponta a Microsoft.

Os dados da tabela, no entanto, foram retirados da versão pública do documento por não serem informações divulgadas publicamente – apesar de serem necessárias para corroborar com a justificativa apresentada pela Microsoft ao Cade, quando a empresa afirma que a compra da Activision Blizzard não é uma ameaça à livre concorrência.

É nesses dados, porém, que a empresa de Redmond argumenta que “a Sony ultrapassou a Microsoft em termos de vendas de consoles e base instalada, tendo vendido mais que o dobro do Xbox na última geração”, admitiu.

Ainda segundo o documento, a Microsoft justifica que, mesmo após a aquisição ser efetivada, a concorrência permanece intacta visto que:

“A inclusão de conteúdo da Activision Blizzard no Game Pass não prejudica a capacidade de outros players de competir no mercado de distribuição digital de jogos; ao contrário, aumenta a concorrência na indústria de jogos, fornecendo conteúdo desejado e de alta qualidade a custos imediatos inferiores”.

Ainda no documento enviado ao Cade, a Microsoft afirmou, ainda, que a Sony paga por “direitos de bloqueio” para impedir que desenvolvedores adicionem conteúdos ao Xbox Game Pass.

Xbox One não vingou

Desde 2016 a Microsoft parou de divulgar os números de vendas do Xbox One, focando apenas em relatar o relativo ao Xbox Live. Analistas de mercado, no entanto, especulavam quais seriam esses números, deixando o Xbox One em terceiro no ranking, atrás da Sony e da Nintendo.

O fato é que esses valores não passavam de estimativas porque nada era oficialmente divulgado. Na tabela liberada pela Microsoft no documento, apesar de ter os números absolutos retirados do ofício, ela afirma que a Sony possui cerca de 50-60% do market share, tanto em termos de distribuição digital de jogos para console global (2020 e 2021) quanto em termos de serviços de assinatura para múltiplos jogos de console global (2020 e 2021).

Imagem mostra uma tabela comparativa, informando a posição de liderança no mercado de games das principais concorrentes da Microsoft

No documento enviado ao Cade, a Microsoft mostra posição de liderança da rival Sony – Imagem: reprodução/Cade

Apesar de não ter os números absolutos para afirmar o montante de vendas, pode-se especular com base no que a Microsoft afirmou versus o montante divulgado pela Sony sobre o PlayStation 4.

Considerando a última vez que a Sony liberou as vendas do seu console, em março, os números do PS4 ficaram em 117,2 milhões. Se a Microsoft afirma que as vendas do Xbox One foram menos da metade que o videogame da concorrente,  então podemos dizer que a MS teria vendido no máximo 58,5 milhões de unidades.

Esse número está em linha com um levantamento divulgado pela empresa de pesquisa de mercado da Ampere Analysis em 2020, que listou a base instalada do Xbox One em 51 milhões de unidades no final do segundo trimestre daquele ano.

Apesar de não ter vingado tão bem quanto o esperado, o Xbox One foi uma iniciativa que pavimentou o caminho para a Microsoft ter sucesso em outras frentes como os consoles Xbox Series S/X, além do Game Pass.

Graças aos testes que pode executar com o Xbox One, a Microsoft também conseguiu lançar o Xbox Series X com suporte a 1440p, taxa de atualização variável (VRR) e, inclusive, muitos jogos com taxa de 120Hz já disponíveis no lançamento da plataforma.

É… parece que essa briga ainda vai levar um tempo para ser concluída.

Via: The Verge, Cade

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