Início Softwares Malware vem disfarçado como instalador do Windows 11

Malware vem disfarçado como instalador do Windows 11

Kaspersky descobre que scammers estão usando o nome do Windows 11 para distribuir malwares. Saiba mais sobre estas ameaças

Desde que foi anunciado, muita gente ficou interessada em testar o Windows 11 devido ao mesmo trazer novidades interessantes que devem mudar o jeito de usar o tradicional sistema da Microsoft. Já na última semana foi descoberto que scammers estão se aproveitando do Windows 11 para distribuir malwares.

A descoberta em questão foi feita pela equipe do Kaspersky, que fez uma publicação em seu site para explicar como dois malwares estão atuando. O primeiro deles, que vem com o nome “86307_windows 11 build 21996.1 x64 + activator.exe”, tem o tamanho aproximado de 1,75 GB, mas que na verdade traz apenas uma DLL e um monte de arquivos falsos apenas para ocupar espaço.

Malware disfarçado de Windows 11
Reprodução: Kaspersky.com

Já o segundo malware, com o nome “download manager for 86307_windows 11 build 21996.1 x64 + activator”, quando tem o seu instalador executado, oferece a instalação de outros aplicativos maliciosos, que vem como uma forma de “propaganda”.

Segundo malware disfarçado de Windows 11
Reprodução: Kaspersky.com

Apesar de não ter entrado em detalhes de como essas ameaças atuam após instaladas, a equipe do Kaspersky alerta para não fazer o download do Windows 11 de fontes desconhecidas. Uma vez que o malware está no PC, programas podem estar rodando em segundo plano para roubar senhas, executar códigos maliciosos e outras atividades indevidas.

Como testar o Windows 11 sem malware

Atualmente, o Windows 11 ainda se encontra em fase de testes e só pode ser obtido através do Windows Update. Caso tenha interesse em testar o sistema da Microsoft, acesse esta matéria para saber como fazer isso de maneira segura e oficial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES