Início Segurança Maior vazamento da história expõe 8,4 bilhões de senhas

Maior vazamento da história expõe 8,4 bilhões de senhas

Veja como verificar se suas senhas estão neste enorme vazamento e também o que fazer para proteger seus dados

Este é, sem dúvida, o maior vazamento de senhas que se tem conhecimento até hoje. De acordo com a CyberNews, um arquivo de texto de 100 GB contendo nada menos que 8,4 bilhões de senhas foi compartilhado em um fórum de hackers bastante popular.

A coleção certamente combina senhas roubadas por invasões e vazamentos anteriores. O nome do arquivo que contém os passwords é “RockYou2021” – provavelmente, uma alusão ao caso de 2009, quando um outro grande vazamento de dados apelidado “RockYou” expôs 32 milhões de senhas.

Maior vazamento da história expõe 8,4 bilhões de senhas
Exemplos de algumas senhas vazadas – Imagem: CyberNews

Segundo o autor da publicação, todas as senhas incluídas no vazamento possuem entre 6 e 20 caracteres. Ele também afirmava que a compilação continha 82 bilhões de senhas. No entanto, de acordo com uma análise posterior da CyberNews, ficou constatado que o número real é quase dez vezes menor (mas não menos impactante); são 8.459.060.239 senhas vazadas.

Veja também: Invasores testam senhas vazadas em menos de 12 horas, mostra estudo

O maior vazamento de senhas da história

Doze anos depois, o vazamento atual é infinitamente maior que seu homônimo de 2009. Especialistas chamam o caso de “Compilação de Muitas Violações” (COMB); ou seja, a maior compilação de violação de dados de todos os tempos.

Se a gente considerar que apenas cerca de 4,7 bilhões de pessoas do planeta estão online, em termos de números, o vazamento “RockYou2021” inclui potencialmente as senhas de toda a população online do mundo; ou melhor, quase duas vezes mais. Assim, o recomendado é que você verifique imediatamente se suas senhas foram comprometidas no vazamento.

Verifique suas senhas

Para verificar se sua senha é parte desse vazamento gigantesco, a CyberNews disponibiliza uma ferramenta que verifica se suas senhas estão incluídas neste conjunto de dados. Para isso, basta acessar o verificador de vazamento, em que as senhas da compilação RockYou2021 foram carregadas.

Maior vazamento da história expõe 8,4 bilhões de senhas

Com 8,4 bilhões de variações exclusivas de senha, cybercrimonosos podem combinar as informações com outros vazamentos que incluem e-mails e nomes de usuário e o estrago pode ser ainda maior.

Minha senha vazou! E agora?!

Se você suspeitar que uma ou mais de suas senhas estão neste vazamento, a CyberNews sugere as seguintes medidas para proteger seus dados:

  • Altere suas senhas em suas contas online. Parar criar combinações mais complexas, a dica é usar um gerenciador de senhas;
  • Habilite a autenticação de dois fatores (2FA) em todas as suas contas online que oferecem essa camada extra de proteção;
  • Muito cuidado com os e-mails recebidos; mensagens falsas e suspeitas normalmente configuram casos de phishing;
  • Por fim, não clique em nada que pareça suspeito, incluindo e-mails e mensagens de texto de remetentes que você não reconhece.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES