Início Tecnologia iOS 15: confira previsão de lançamento e novidades do novo sistema da...

iOS 15: confira previsão de lançamento e novidades do novo sistema da Apple

A Apple planejou para o iOS 15 modificações na parte de mensagens e novidades no FaceTime

Nesta segunda-feira (07), a Apple anunciou o lançamento oficial do iOS 15, nova versão de seu sistema operacional para iPhones.

Uma das principais novidades da atualização é uma grande mudança no FaceTime. Agora, os usuários têm à disposição um sistema de áudio espacial, o que significa voz mais clara e mais próxima do original, como se ambos estivessem na mesma sala conversando.

Ainda na questão de melhoria do áudio, há um novo isolamento de voz, que concentra apenas a voz do participante da reunião, cortando qualquer ruído externo.

iOS FaceTime
Foto: Apple

Na parte de visualização, o Grid View exibe os participantes de uma chamada de grupo e destaca o ícone de cada um conforme a pessoa fala. Além do modo retrato, que desfoca o fundo dos lugares.

O que surpreendeu a todos foi o anúncio de que o FaceTime também chegaria ao Windows e Android graças a uma ferramenta de links compartilháveis. Com ela, é possível que um dono de iPhone crie uma chamada com usuários de outras plataformas. Quem receber o endereço, por sua vez, poderá abri-lo apenas no navegador.

Para dar mais opções para conversar com amigos, a Apple trouxe para o iOS 15 o SharePlay, que permite compartilhar músicas, programas e filmes para que sejam assistidos junto. Além disso, é possível mostrar a um destinatário a tela de um aplicativo.

Messages

Os chats em grupo agora ganharam a opção de colagens. A novidade chega como uma nova forma de exibir facilmente várias imagens juntas em uma conversa. O aplicativo também passa a contar com uma opção de status – bastante semelhante ao que é encontrado atualmente no WhatsApp.

Notificações

Após passarem por diversas alterações, as notificações foram reprojetadas para o lançamento do iOS 15. Os usuários poderão usar uma espécie de resumo de notificações para agendar quando algumas delas aparecerão.

A novidade parece chegar para substituir a Central de Notificações ao apresentar um melhor gerenciamento para todas as notificações presentes no iPhone. Ainda citando essa questão, o modo não perturbe também funciona para que os usuários mantenham o foco enquanto realizam alguma tarefa.

Live Text

iOS 15 Live Text
Foto: Apple

O Live Text, que é uma resposta direta da Apple ao Google Lens, permite que o usuário fotografe um texto e possa copiá-lo como se tivesse sido tirado de um documento. Além disso, é possível integrá-lo a outras ferramentas para, por exemplo, abrir o discador do aparelho caso o utilizador clique sobre um número de telefone.

Fotos

iOS 15 Fotos
Foto: Apple

Para o rolo de câmera dos iPhones, a Apple trouxe o recurso Memórias, que cria apresentações de slides e carrosséis com fotos e adiciona músicas a essas criações.

Apple Wallet

iOS 15 Apple Wallet
Foto: Apple

Além de facilitar a forma de fazer pagamentos, o Apple Wallet vai permitir que os usuários destranquem carros e até abram o porta-malas com o pressionar de um botão. Além disso, é possível abrir portas de casa ou entrar no trabalho com a funcionalidade.

Em breve, reservas de hotel poderão ser gerenciadas no próprio sistema, com liberação de chave magnética para as portas automaticamente, antes mesmo do hóspede chegar ao hotel.

Por fim, nos Estados Unidos, o serviço vai funcionar como um documento oficial, já que será possível escanear a carteira de habilitação para ser utilizada.

Clima e destinos

Aproveitando a aquisição da empresa Dark Sky no ano passado, o app de clima foi redesenhado para oferecer informações mais detalhadas e precisas sobre a temperatura dos locais.

O iOS 15 também trará novos detalhes de distritos comerciais e edifícios para o serviço de mapas do iPhone. Detalhes de elevações e esquema de cores renovadas também fazem parte do pacote, com pontos de referência sendo destacados automaticamente.

Agora também será possível definir rotas favoritas de transporte público. O serviço funciona até mesmo no metrô ao exibir o progresso e avisar sobre a próxima parada.

Data de lançamento e dispositivos que receberão o iOS 15

Apesar da Apple não ter revelado quando o novo sistema chega aos seus dispositivos, espera-se que, como acontece todo ano, o lançamento aconteça em setembro, próximo da chegada dos novos iPhones.

Além disso, a empresa revelou a lista de aparelhos que receberão o download. Confira:

  • iPhone 12 Pro Max;
  • iPhone 12 Pro;
  • iPhone 12 mini;
  • iPhone 12;
  • iPhone 11 Pro Max;
  • iPhone 11 Pro;
  • iPhone 11
  • iPhone XS Max;
  • iPhone XS;
  • iPhone XR;
  • iPhone X;
  • iPhone 8 Plus;
  • iPhone 8;
  • iPhone 7 Plus;
  • iPhone 7;
  • iPhone 6s Plus;
  • iPhone 6s;
  • iPhone SE (1º e 2º Geração);
  • iPod Touch (7º Geração).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES