Início Tecnologia Internet: Japão quebra recorde com conexão de 319 Terabits por segundo

Internet: Japão quebra recorde com conexão de 319 Terabits por segundo

Velocidade de conexão é tão rápida que seria o suficiente para baixar jogos em um piscar de olhos; a internet dos sonhos

Esta seria, sem sombra de dúvidas, a internet dos sonhos de todo gamer – ou muito mais do que isso. Já pensou poder baixar aquele jogo pesadão em um piscar de olhos? Pois é, brincadeiras à parte, engenheiros do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação, no Japão, anunciaram um feito histórico: atingiram a velocidade recorde de uma conexão de 319 Terabits por segundo (Tbps) – quase o dobro do recorde mundial anterior.

É tão rápido que é difícil até imaginar. Mas, por exemplo, para baixar os 200 GB de Call of Duty: Modern Warfare, o jogo mais pesado para PC, seria praticamente instantâneo, como um clique. Ou ainda daria para encher o maior HD do mundo, com 18 TB, em menos de 0,1 segundo! Sim, é bem rápido.

Claro, para atingir a nova marca, os cientistas japoneses usaram fibras ópticas e precisaram ainda de alguns adicionais familiares apenas a engenheiros treinados e qualificados que trabalham com lasers.

Internet: Japão quebra recorde com conexão de 319 Terabits por segundo
Japão quebra recorde com conexão de 319 Terabits por segundo – Imagem: Tomislav Jakupec / Pixabay

Internet mais rápida do mundo

A equipe afirma que foi possível manter a velocidade de 319 Tbps por mais de 3.000 quilômetros sem que ela perdesse desempenho.

Segundo os estudiosos, a fibra óptica atual usada nas conexões de banda larga seria suficiente para suportar a velocidade, mas antes precisaria passar por algumas pequenas modificações.

O recorde mundial anterior de velocidade da internet, estabelecido em 2020 em uma parceria entre pesquisadores do Reino Unido e do Japão, era de 178 Terabits por segundo…pouco mais da metade do que os japoneses alcançaram agora.

Fonte: Tom’s Hardware

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES