Início Hardware Intel DG2 Xe pode competir com placas Big Navi e Ampere

Intel DG2 Xe pode competir com placas Big Navi e Ampere

Novas placas de vídeo da Intel apresentam bom resultados em testes e performance delas podem ser comparadas com placas da AMD e Nvidia

A Intel segue com os seus planos de investir no segmento de placas de vídeo, que hoje é amplamente dominado pela AMD e Nvidia. Já uma publicação realizada no Twitter mostra que a Intel alcançou bons resultados com suas novas placas DG2 Xe.

Raja Koduri, chefe de arquitetura de GPU da Intel, revelou de forma sucinta que após nove anos trabalhando na Intel, as placas de agora se mostram até 20 vezes mais rápidas do que as de quando começou. Infelizmente, a publicação não específica quais foram os testes para esta conclusão.

Ainda assim, o projeto Iris Pro 5200, referente a época de quando Raja Koduri entrou na Intel, era capaz de entregar pontuações variando de 1350 a 1450 pontos em testes de benchmark do 3DMark Fire Strike. Ao levar em consideração que o novo projeto é 20 vezes mais rápido, espera-se que as novas placas podem alcançar entre 20.000 a 28.000 pontos no mesmo.

Placa de vídeo da Intel pode ter resultados parecidos com placas da AMD e Nvidia

Apesar de tudo se tratar de especulações, se este número realmente for confirmado, de acordo com o TechSpot, é esperado que as novas placas da Intel briguem de frente com as placas de vídeo Big Navi da AMD e Ampere da Nvidia. Atualmente, a RTX 3070, por exemplo, alcança uma pontuação entre 25.000 e 30.000 pontos no 3DMark Fire Strike.

Outro ponto também a ser levado em consideração é que a arquitetura Xe HP foi projetada para escalonar com unidades de execução. Assim, ao considerar que cada bloco dela teria 512 unidades de execução, isto seria o equivalente aos 4096 núcleos shaders das placas Nvidia e AMD atuais.

Mais uma notícia que anima o público gamer é que durante o “Architecture Day 2020”, a empresa informou que os chips devem vir com memórias GDDR6 e suporte a tecnologia Ray Tracing. Assim, tudo dá indícios que a Intel realmente pretende competir de frente com suas placas de vídeo, que podem se mostrar como boas opções para o público gamer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES