Início Tecnologia HDMI 2.1 - O que é e por que você vai precisar...

HDMI 2.1 – O que é e por que você vai precisar de um

Já foi anunciado pela Sony e a Microsoft que seus novos consoles virão com HDMI 2.1, mas você sabe o que isso significa?

Os cabos HDMI foram uma revolução quando lançados. Eles permitiam uma qualidade de imagem muito maior, e era muito visível a diferença quando eles eram utilizados. O que muitos podem não saber é que os cabos HDMI não possuem apenas uma versão, e já passaram por várias melhorias e upgrades com o passar do tempo. A geração 2.1 do HDMI foi apresentada na edição de 2017 da CES, famosa feira de tecnologia, mas apenas hoje em dia começou a aparecer mais nos aparelhos, e também vai aparecer na nova geração de consoles, PS5 e Xbox Series X ou Xbox Series S. E o que isso significa exatamente? É o que vamos responder neste artigo.

Para começar, qual a diferença entre o HDMI 2.0 e o 2.1?

Se falarmos apenas de visual, essa diferença é praticamente nula — é no seu desempenho que as diferenças se encontram. Se formos resumir bastante a diferença entre 2.0 e 2.1, podemos dizer que a versão mais atual possui uma transmissão de dados por segundo muito maior, sendo capaz de transmitir até 60GB por segundo. Sua versão anterior, por outro lado, chegava a apenas até 18GB por segundo.

Isso indica que essa versão atualizada do cabo pode apresentar imagens mais nítidas, suportar maiores resoluções e taxas de FPS e até mesmo uma imagem melhor, melhorando o HDR, por exemplo. Isso por si só já o torna um cabo ideal para games, já que uma imagem de maior qualidade vai ajudar a tornar a nova geração ainda mais deslumbrante em sua TV. Mas não é apenas isso: os pontos principais do HDMI 2.1 são as resoluções e taxas de hertz suportadas, bem como outras tecnologias.

Diferença de transmissão entre versões do HDMI
Fonte: LG

As resoluções e tecnologias do HDMI 2.1

Com a nova geração prometendo 4K como o novo padrão de resolução, e muitos jogos já vindo com modos de desempenho para que você escolha taxas de FPS mais altas, não basta apenas seu console ou PC Gamer ser capaz disso, o seu cabo também precisa estar à altura dessa qualidade de imagem.

Com o cabo HDMI 2.1 isso não será um problema, já que ele consegue atingir resoluções de até 10K, incrivelmente alta. Mas não é apenas isso: ele também permite até 120 hz de frequência em resoluções altas, o que significa a entrega sem falhas de até 120 FPS. Confira abaixo uma tabela mostrando o que ele pode fazer:

Taxa de Transmissão: entre 40 GB e 60 GB por segundo
4K 4096 x 2160 – até 120 hz
8K 7680 x 4320 – até 120 hz
10K 10240 x 4320 – até 120 hz

Além disso, temos também várias tecnologias que vão ajudar na qualidade da imagem. São elas:

ALLM (Auto Low Latency Mode): esse recurso ajusta a latência anterior de forma automática, diminuindo assim o tempo de resposta da imagem.
Game Mode VRR: taxa de atualização variável, o que permite uma maior fluidez.
QFT (Quick Frame Transport): diminui a latência em jogos e na realidade virtual, o que permite transmitir frames da imagem com uma maior velocidade.
Quick Media Switching: utilizando das taxas de atualização melhores, essa tecnologia permite que as telas pretas e brancas que aparecem quando você troca de canal, acessa vídeos ou afins, seja eliminada. Ela também trabalha em conjunto com os modos HDR dinâmicos, aprimorando as imagens frame a frame.
HDR dinâmico: trabalhando em conjunto com a tecnologia acima, esse recurso permite o aperfeiçoamento frame a frame da imagem, o que resulta em maior realismo, com uma luminosidade melhor e ampla gama de cores.
Enhanced ARC: um aprimoramento do canal de retorno de áudio. Além disso, o HDMI 2.1 suporta o padrão Dolby Atmos.

Diferentes resoluções
Fonte: Electronic Products

O cabo que será o padrão do futuro

Mesmo tendo sido anunciado em 2017, é evidente que o HDMI 2.1 estava à frente de seu tempo. Agora, com a popularização de telas em resolução 4K, os novos consoles que vão trabalhar nessa resolução e placas de vídeo prometendo até 8K em PCs gamer, esse cabo vai mostrar a que veio e firmar o seu lugar em nosso uso diário. Os avanços são grandes demais, e com certeza ele promete ser o padrão por um longo período.

E você, pretende adquirir um? Curioso para checar se sua nova TV 4K ou console vai vir com esse padrão? Conte para a gente nos comentários e não se esqueça de sempre checar o site do KaBuM! para mais novidades no mundo da tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

O primeiro PS5 do KaBuM! pode ser seu

Confira as últimas novidades do console e participe da promoção “Esse PS5 é Meu” para ganhar o primeiro exemplar do produto no KaBuM!

Vem aí o PlayStation 5

Com lançamento previsto para o final de 2020, as expectativas dos gamers para a chegada do novo console da Sony são grandes. Confira!

Conheça o ROG Phone 3, lançamento da Asus

Smartphone apresentado pela marca nesta semana conta com Snapdragon 865 Plus e até 16 GB de RAM.

Monitores de 360Hz para as novas gerações de GPUs

360Hz é a promessa das placas de vídeo da nova geração. Mas, qual o impacto disso na hora de jogar?