Início Hardware GPGPU Big Island está em fase de produção em massa

GPGPU Big Island está em fase de produção em massa

GPGPU Big Island, placa de vídeo chinesa de 7 nm e 37 Tflops, está em fase de produção em massa. Confira seus detalhes!

A AMD e a Nvidia dominam o mercado de placas de vídeo e a procura por hardware com alto desempenho também só aumenta. Após ter feito um anúncio em 2018 que trabalharia com placas de vídeo, apenas agora a empresa chinesa Tianshu Zhixin que suas placas estão em fase de produção em massa.

A placa chamada de GPGPU Big Island deve conter nódulos da TSMC de 7 nm e 24 bilhões de transistores. Ainda em um slide disponibilizado pela empresa em seu site, a placa deve oferecer uma performance de 37 Tflops em FP32 e 147 Tflops em FP16/BF16. Já em Int32, Int16 e Int 8, a placa faz respectivamente 317 Tops, 147 Tops e 295 Tops.

GPGPU Big Island - Desempenho
Reprodução: divulgação/Tianshu Zhixin

Com esses números, ao menos em performance F32, a placa GPGPU Big Island possui números um pouco maiores do que a AMD Instinct MI100 e a NVIDIA A100. Entretanto, vale notar, os seus números em half-precision ainda são menores.

GPGPU Big Island tem design tradicional

Diferentemente do que se possa esperar de novas placas, a GPGPU Big Island traz um visual bastante tradicional e, aparentemente robusto. Assim, ao menos pelo que se nota na imagem, a placa deve ocupar dois slots e contar com uma saída de ar na parte traseira. Em relação a energia necessária para o item funcionar, é esperado que a placa tenha um consumo aproximado de 300 W.

GPGPU Big Island - Design
Reprodução: divulgação/Tianshu Zhixin

Apesar de já se encontrar em fase de produção em massa, a empresa ainda não divulgou como a placa será vendida e nem mesmo uma previsão de lançamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES