Início Smartphones Governo quer obrigar Apple e Samsung a oferecer carregador com seus aparelhos

Governo quer obrigar Apple e Samsung a oferecer carregador com seus aparelhos

Na ocasião em que a retirada foi anunciada, a Apple e a Samsung anunciaram que a decisão foi tomada para preservar o meio ambiente

Recentemente, a Apple e a Samsung envolveram-se em uma polêmica e relação à presença de carregadores nas caixas de seus novos aparelhos. Ambas as empresas decidiram remover o acessório de seus lançamentos.

Agora, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) planeja um acordo com as duas companhias para que o item volte a estar presente nas caixas dos smartphones. Caso nada seja resolvido e ambas mantenham a decisão, a multa pode chegar a R$ 10 milhões.

Para isso, a Senacon propôs um termo, chamado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que tem o objetivo fazer com que as fabricantes retrocedam e ofereçam o carregador na compra do celular.

Na época em que anunciaram a remoção, a Apple e a Samsung afirmaram que a decisão tinha ligação com a proteção do meio ambiente. No entanto, a Senacon não aceitou as explicações.

Em outubro do ano passado, Kaiann Drance, vice-presidente de marketing de produto do iPhone, disse que esse movimento era “o certo a se fazer”, já que os clientes da empresa já tinham o acessório de modelos anteriores.

Procon-SP tentou resolver a situação com a Apple e Samsung

Em março, a Apple recebeu uma multa do Procon-SP pela ausência do carregador e por propaganda enganosa. Na ocasião, o valor cobrado da empresa foi de R$ 10 milhões.

No caso da Samsung, a empresa chegou a afirmar que o lançamento do Galaxy S21 por aqui não contaria com o item. No entanto, após fechar um acordo com o Procon-SP, a companhia ofereceu o acessório durante o período de pré-venda do aparelho.

Via: Estadão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES