Início Softwares Novo golpe no WhatsApp deixa hackers controlarem celulares

Novo golpe no WhatsApp deixa hackers controlarem celulares

Mensagem que promete "WhatsApp rosa" pode deixar hackers no controle do seu celular. Saiba como se prevenir do golpe e o que fazer caso tenha caído nele

O WhatsApp é um dos mensageiros mais populares e algumas versões não oficiais do aplicativo podem oferecer riscos para os usuários da plataforma. Já nos últimos dias, um novo golpe surgiu prometendo uma versão na cor rosa do aplicativo.

No caso, o golpe consiste no envio de uma mensagem que promete atualizar o aplicativo no Android e dar acesso a interface com a nova cor, apelidada de WhatsApp Pink. Já quem clica no link acaba fazendo o download de um arquivo no formato APK, que serve para instalar programas no Android.

Rajshekhar Rajaharia, um especialista de cybersegurança, alerta em seu perfil do Twitter que ao aplicativo falso ser instalado, os hackers ganham total acesso ao celular em questão. Não somente isso, ao instalar o app, é capaz que as pessoas também fiquem sem acesso à plataforma para a troca de mensagens.

Como se prevenir do WhatsApp Pink

Ainda na postagem do alerta para os problemas que essa versão falsa do aplicativo pode causar, Rajshekhar dá algumas dicas do que fazer para se livrar deste problema caso ainda consiga ter acesso ao celular. São elas:

  • Desinstale o WhatsApp Pink imediatamente. Caso o app não apareça na lista de programas, procure o mesmo na parte de “Armazenamento” do Android;
  • Abra o WhatsApp original no celular e acesse a parte de WhatsApp Web. Encerre a conexão com todos dispositivos;
  • Acesse as “Configurações” do Android e, na parte de programas, em dados, limpe o cache de seus navegadores;
  • Cheque as permissões de seus aplicativos e, caso encontre algo suspeito, faça as alterações necessárias.

Além destas dicas, é claro, lembre-se sempre de evitar clicar em links encurtados no WhatsApp ou até mesmo de instalar outras versões não oficiais, que podem bani-lo da plataforma. Para uma maior segurança, também não se esqueça de ativar a autenticação em dois fatores e só fazer a atualização do mensageiro pela Google Play.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES