Selos de verificação são, aparentemente, a discussão do momento, e agora o Gmail, a plataforma de e-mails do Google, entrou na dança. Em uma postagem feita no blog oficial, a empresa de Mountain View anunciou a criação de um símbolo que possa aferir a identidade de um remetente legítimo de uma mensagem. Por ora, no entanto, a novidade só vale para empresas.

E sim, por “símbolo”, estamos falando de um selinho azul. O que mais poderia ser?

Imagem mostra o selo de verificação do Gmail

Imagem: Google/Divulgação

Segundo o Google, a ideia é identificar usuários empresariais do Gmail que estejam por trás de mensagens legítimas, permitindo aos que recebem tais correspondências a capacidade de diferenciar uma tentativa de contato real daquelas comumente usadas por golpistas.

A novidade é, na realidade, uma expansão do recurso “BIMI” (sigla em inglês para “Indicadores de Marca para Identificação de Mensagem”) que foi implementado no Gmail em 2021. Tal função exige que empresas autentiquem o logotipo usado em seus perfis de uso da plataforma como um objeto de sua propriedade.

Naturalmente, empresas que já tenham feito isso já devem ter recebido – ou estão em vias de receber – o selo azul de verificação do Gmail.

A exibição é praticamente igual ao que se vê nos selos de verificação de outras redes sociais que não se chamam “Twitter”: ao passar o mouse por cima do selo azul, o Gmail vai exibir uma mensagem aferindo a credibilidade de quem enviou o e-mail. Essencialmente, a mensagem diz “o Google confirmou a autenticidade do remetente”, o que deve dissuadir algumas preocupações.

A atualização diz que a mudança está em fase gradual de implementação por toda a base do Gmail, então se você ainda não viu o selo em sua empresa, vale aguardar um dia ou dois.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress