Início Segurança Ataque hacker à Gigabyte pode revelar segredos de Intel e AMD

Ataque hacker à Gigabyte pode revelar segredos de Intel e AMD

Empresa teve dados feitos de refém por ataque ransomware; documentos podem conter dados sensíveis de parceiros da Gigabyte

Os ransomwares são um dos ataques digitais mais agressivos da atualidade, tomando dados de refém só liberando o material mediante pagamento de “resgate”. Quando eles atingem empresas, seu potencial destrutivo é ainda maior. Este é o caso de um ataque sofrido pela Gigabyte, que pode colocar em risco não só a empresa, mas também a Intel e AMD.

Já havia rumores de que a fabricante taiwanesa tinha sido invadida por um grupo de hackers, mas o episódio só foi reconhecido oficialmente na última sexta (6). Agora, no entanto, sabe-se que a brincadeira é bem mais séria do que se esperava.

Gigabyte nas mãos de criminosos

Segundo informações do portal BleepingComputer, os invasores fazem parte do grupo RansomEXX e teriam tomado posse de 112 GB de arquivos pertencentes a Gigabyte. A quantia parece pequena perto de outros ataques do tipo, mas as informações contidas nesse material fazem toda a diferença.

Em vez de focar em dados de usuários ou relatórios financeiros da própria empresa, os hackers miraram segredos industriais de parceiros da companhia. Entre eles, conteúdo confidencial de gigantes da tecnologia, como Intel, AMD e American Megatrends.

As informações contidas nesses documentos podem ir de especificações sobre sockets para as próximas gerações de processadores dessas empresas, até detalhes de tecnologias futuras – e não-anunciadas – que podem ser implementadas nas placas-mãe da Gigabyte.

Seja como for, os invasores devem usar esses dados sensíveis para pressionar a fabricante e exigir que ela pague o resgate para não ver esses arquivos publicados na web. Não se sabe o valor pedido pelo RansomEXX ou se a Gigabyte vai ceder aos criminosos, mas é certo que essa novela deve ter novos episódios muito em breve.

Fonte: SlashGear

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES