Início For Gamers Programador faz Game Boy Advance rodar jogos via streaming

Programador faz Game Boy Advance rodar jogos via streaming

Com streaming local, programador faz Game Boy Advance rodar títulos que jamais poderiam ser executados com seu poder de processamento

O Game Boy Advance foi lançado em 2001 e chamou a atenção por ser um portátil poderoso para sua época, chegando até mesmo a receber ports de jogos do Super Nintendo. Agora, um programador achou um novo uso bem interessante para este clássico portátil.

Assim, com a ajuda de um Raspberry Pi apenas para enviar dados para o portátil, o usuário Rodrigo Afonso mostra como o Game Boy Advance pode rodar jogos via streaming, que o mesmo nunca poderia rodar apenas com o seu poder de processamento.

Como é possível conferir no vídeo acima, o desenvolvedor exibe um jogo do Crash Bandicoot do PlayStation sendo executado no console da Nintendo praticamente sem lentidão ou lag. A tela do portátil, é claro, é um pouco limitada na qualidade e o jogo tem “poucos comandos”, o que o torna uma boa escolha pelo fato do GBA só ter 4 botões e um direcional digital.

Além de usar o Game Boy Advance apenas para jogoar, o desenvolvedor do projeto também mostra em seu canal do YouTube que o portátil é capaz até mesmo de executar filmes.

Por não contar com nenhum sistema para se conectar a redes Wi-Fi, o programador precisou fazer uma adaptação no “cabo link” para a comunicação, que foi soldado aos pinos do Raspberry Pi.

Projeto com Game Boy Advance está disponível no Github

Outro ponto que chama a atenção no GBA Remote Play, nome deste projeto, é que o mesmo não requer nem mesmo um flashcart para funcionar, já que tudo é feito diretamente entre o Game Boy Advance e o Raspberry. Já para deixar alguns jogos mais bonitos na tela de 120 x 80 pixels, o desenvolvedor disponibilizou até mesmo um filtro de scanlines.

Todos os detalhes para fazer o projeto GBA Remote Play por conta própria podem ser conferidos nesta página do Github. Assim como o texto explica, vale notar, o processo é um tanto complicado já que necessita até mesmo de conhecimentos de eletrônica para fazer as soldas corretamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES