Início Tecnologia Conheça 5 ferramentas para otimizar o tempo gasto no trabalho e manter...

Conheça 5 ferramentas para otimizar o tempo gasto no trabalho e manter o foco

As ferramentas citadas podem ajudar a organizar as tarefas que devem ser feitas no dia a dia, além de impedir que o usuário perca o foco durante o trabalho

Nos últimos meses, muitas empresas adotaram o regime home office para seus trabalhadores. Isso foi feito para, entre outras coisas, impedir a disseminação da Covid-19. No entanto, trabalhar em casa pode ser bastante incômodo, principalmente quando é difícil manter o foco por algum motivo.

Por conta disso, há diversas ferramentas que ajudam a se organizar, listar tarefas e definir metas. Tudo isso para cumprir as obrigações e manter o foco nas tarefas diárias.

Técnica Pomodoro

A primeira ferramenta não é um aplicativo e nem software, mas uma técnica que pode ser aplicada ao dia a dia para ajudar a manter o foco e se concentrar em tarefas específicas.

Você vai dividir seu tempo em “blocos” com descansos intercalados entre eles. É recomendado que cada período tenha 25 minutos de trabalho ininterrupto com cinco minutos de descanso entre cada um.

A cada duas horas de trabalho, o intervalo é de 30 minutos ao invés de cinco. Vale lembrar que o período de descanso é para relaxar o cérebro. Por conta disso, não use esse tempo para verificar e-mails ou fazer outras atividades, por exemplo.

Trello

Trello
Foto: Reprodução

O Trello é uma das ferramentas mais conhecidas atualmente quando se trata de organização de tarefas e foco. Com ele, é possível criar colunas para cada dia da semana ou para cada tipo de tarefa que deve ser realizada.

Além disso, o usuário pode definir listas de prioridades colocando “etiquetas” coloridas que chamam a atenção para a necessidade de urgência de cada tarefa. Pode-se definir tempo para entrega de cada atividade também, isso ajuda a organizar os horários para que as demandas sejam cumpridas em prazos definidos.

Por conta de sua praticidade, muitas empresas utilizam o Trello para trabalhar e compartilhar demandas entre diversos setores. No entanto, é possível criar uma página pessoal no serviço e utilizá-lo para tarefas pessoais.

Microsoft To Do

Microsoft
Foto: Divulgação

Bastante semelhante ao Trello, o Microsoft To Do também segue o conceito de lista de tarefas. Os usuários podem criar listas maiores e então subdividi-las em tópicos menores. Tudo para manter organizado prazos de entrega e atividades gerais – além de poder acrescentar detalhes pertinentes para a realização de cada uma.

AutoControle

Aqui temos não um aplicativo, mas uma extensão disponível para Google Chrome. Com o AutoControle, é possível bloquear sites específicos, para que não sejam acessados durante o trabalho.

Além disso, os usuários podem definir um tempo específico para que as páginas fiquem abertas. O objetivo da ferramenta é fazer com que seja mais fácil se concentrar no trabalho, sem se distrair com redes sociais ou outras tarefas que não fazem parte do trabalho.

Evernote

Evernote
Foto: Reprodução

O Evernote foi criado com a mesma finalidade dos outros aplicativos citados. No entanto, ele permite gravar reuniões, entrevistas e até áudios para serem anexados à ferramenta e fiquem salvos. A ideia é ajudar na organização das tarefas de todas as formas.

Outra facilidade interessante é que a ferramenta pode ser sincronizada com outros programas para ajudar a otimizar ainda mais o tempo gasto em cada atividade e manter o foco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES