Início For Gamers Dia do Gamer: história, paixão e evolução

Dia do Gamer: história, paixão e evolução

29 de agosto é uma data para celebrar a paixão pelos jogos eletrônicos e as pessoas que fazem parte desta história!

Neste sábado, 29 de agosto, é celebrado o Dia Internacional do Gamer – uma data para reforçar a importância dos jogadores que dão vida a personagens, histórias e aventuras. Para muitos, ser Gamer é mais do que diversão. É carreira, realização de sonhos, aprendizado e crescimento. É torcer, se emocionar, vibrar, seja você um jogador casual ou profissional.

Como surgiu o Dia do Gamer?

A celebração para o Dia do Gamer surgiu por meio de uma iniciativa de revistas espanholas especializadas, com o intuito de comemorar o orgulho e a cultura dos jogos eletrônicos. E a comunidade de aficionados por games não para de crescer. De acordo com a Pesquisa Game Brasil, 73,4% do público brasileiro joga jogos eletrônicos, o que representa um crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior.

Além disso, a previsão é que o mercado mundial de games deve atrair 2,7 bilhões de usuários em 2020, resultando em uma receita de 159,3 bilhões de dólares. E o público brasileiro destaca-se quando o quesito é torcer, já que o país representa a terceira maior audiência de eSports, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Os primeiros games da história

A paixão por games vem de longa data, mais precisamente na década de 60, quando os primeiros jogos começaram a ser lançados. Em 1962, Spacewar foi um marco ao ser o primeiro jogo eletrônico digital da história. Ele foi desenvolvido por estudantes do MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) e envolvia dois jogadores, com o intuito de destruir a espaçonave do oponente.

Imagem do Spacewar
Spacewar. Fonte: Reprodução/Wikipedia

Já o game Lunar Lander é um single-player no qual o jogador tenta pousar com segurança na lua. O jogo rodava por meio de textos, sendo alimentado por dados do computador para controlar a nave.

Imagem Lunar Lander
Lunar Lander. Fonte: Reprodução YouTube

E quem nunca ouviu falar do famoso Atari 2600? Lançado em 1977, ele revolucionou a história dos videogames e foi o primeiro a introduzir cartuchos com diferentes jogos no console. Ele chegou ao Brasil em 1983 e também fez muito sucesso. Quem viveu nessa década tem uma nostalgia boa, com jogos que permanecem até hoje na memória, como H.E.R.O, Enduro e Decathlon.

Imagem Console Atari
Atari. Fonte: Reprodução Wikipédia

A evolução dos jogos eletrônicos

E a evolução dos games não parou mais. Destaque para o Super Nintendo, lançado em 1990, que trouxe para as nossas vidas personagens icônicos como Zelda, Donkey Kong e Mario, o encanador mais amado e aclamado da história.

Quando se fala em evolução, os gráficos também deram um salto em tecnologia. O tempo passou, mas a paixão por esses clássicos continua a mesma.

Super Mario: Antes e Depois

Imagem Super Mário Bros antigamente Imagem do jogo Mario atualmente

Fonte: Nintendo

The Legend of Zelda: Antes e depois

Imagem do jogo Legend of Zenda
Fonte: Nintendo/Techtudo

PS5 e Xbox Series X: O que esperar dos games em 2020?

O ano reserva ainda mais novidades, com videogames de última geração. Lançado pela primeira vez em 1994, no Japão, e em 1995 na América e Europa, o PlayStation continua a inovar quando o assunto é console. E as expectativas são grandes para a chegada do PS5 no final deste ano.

A Sony promete entregar gráficos cada vez mais realistas e tecnologias que transportam os jogadores para dentro dos games. Por meio de uma avançada GPU adicional, será possível contar com uma resolução ainda maior nos jogos. Porém, o recurso mais importante para o visual é o Ray Tracing (traçado de raios): ele simula a forma como a luz se movimenta na vida real. Os games que aproveitarem desse recurso terão objetos mais precisos… água, vidro, refração da luz. Os cabelos de uma personagem, por exemplo, ficarão muito mais realistas.

Imagem do novo PlayStation 5
Fonte: Sony

E para os amantes do Xbox, o lançamento do Series X, também previsto para o final de 2020, está movimentando o mercado. Projetado para oferecer a melhor velocidade e desempenho, a Velocity Architecture é a combinação de hardware de ponta, SSD de 1 TB personalizado e integração da CPU com o software, para obter mundos mais vivos e dinâmicos.

Fonte: Xbox

E aí, como você vai passar esse Dia do Gamer? Conta pra gente!

Para dar aquele up em sua gameplay, confira a seleção gamer especial do KaBuM!.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

O primeiro PS5 do KaBuM! pode ser seu

Confira as últimas novidades do console e participe da promoção “Esse PS5 é Meu” para ganhar o primeiro exemplar do produto no KaBuM!

Vem aí o PlayStation 5

Com lançamento previsto para o final de 2020, as expectativas dos gamers para a chegada do novo console da Sony são grandes. Confira!

Conheça o ROG Phone 3, lançamento da Asus

Smartphone apresentado pela marca nesta semana conta com Snapdragon 865 Plus e até 16 GB de RAM.

Monitores de 360Hz para as novas gerações de GPUs

360Hz é a promessa das placas de vídeo da nova geração. Mas, qual o impacto disso na hora de jogar?