Início For Gamers Controle do PlayStation 2 tinha recurso parecido com o do DualSense

Controle do PlayStation 2 tinha recurso parecido com o do DualSense

O controle do PlayStation 2, assim como o DualSense do PlayStation 5, era capaz de identificar a força aplicada nos botões. Entenda!

A Sony sempre investe bastante para lançar um novo videogame trazendo tecnologias diferentes. O PlayStation 5, por exemplo, chamou bastante a atenção por conta do Dual Sense, o seu controle com gatilhos adaptáveis e uma feedback tátil diferenciado.

Já o YouTuber John Glasscock, através de um vídeo publicado em seu canal, mostrou que uma das tecnologias que mais chamam a atenção recentemente esteve presente de certa forma no Dualshock 2, o controle do PlayStation 2 lançado em 2000. O recurso em questão é referente aos botões do controle serem capazes de identificar diferentes níveis de pressão.

No vídeo acima, ao usar o GTA San Andreas para dar um exemplo, o YouTuber mostra que o CJ pode andar devagar ou depressa com uma bicicleta de acordo com a força aplicada pelo jogador. Para mais um exemplo, John também mostrou que em Metal Gear Solid 2 era possível sacar a arma sem atirar com um simples aperto de leve no botão quadrado.

Recurso do controle do PlayStation 2 era descrito nas caixas

Apesar de poucos títulos terem feito uso dessa tecnologia do controle, as caixas dos jogo vinham com uma marcação indicando que tal recurso estava presente. Assim, para encontrar um jogo com o suporte a isto, bastava procurar pela descrição “Pressure Sensitive”.

Caixa de jogo do PlayStation 2 com suporte a recurso do joystick
Reprodução: John Glasscock

Mesmo marcando presença em poucos títulos, é claro, a maioria das pessoas que tiveram um PlayStation 2 devem conhecer este recurso, já que alguns jogos exigiam momentos de precisão. O recurso, entretanto, vale notar, não estava presente na maioria dos controles piratas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES