Início Hardware RTX 3070 - Uma pequena com uma performance gigante

RTX 3070 – Uma pequena com uma performance gigante

Depois de muita expectativa desde seu anúncio, as primeiras informações sobre a RTX 3070 estão disponíveis. E como ela está se saindo?

No dia 29 de outubro, o KaBuM! vai realizar uma live com testes da nova RTX 3070. E, assim como em nossas transmissões passadas, vamos ouvir o que a galera quer conferir rodando e colocar ao vivo para funcionar. Por isso, se você ainda não acompanha o canal, inscreva-se já no KaBuM! TV para acompanhar esse e outros conteúdos.

Mas, enquanto a quinta-feira não chega, vamos recapitular. Foi no primeiro dia de setembro que conhecemos a nova geração de placas da NVIDIA, e entre os anúncios se encontrava a RTX 3070, sendo a menor de suas irmãs, mas prometendo um desempenho de gigante, quando comparada até mesmo com as famosas 2080 Ti. Ou seja, a placa de entrada da nova série propõe ser melhor do que a topo de linha da geração anterior.

Fomos alimentados com essa expectativa, enquanto víamos reviews das placas RTX 3080 e RTX 3090 surgirem aos poucos, sempre com resultados surpreendentes. E agora chegou a vez dela. Como estão os primeiros reviews? A placa está cumprindo o que promete? Confira com a gente!

As maravilhas da arquitetura Ampere

O destaque que está capitaneando a nova geração da NVIDIA é, com certeza, a arquitetura Ampere. O chip de 8 nanômetros entrega uma reestruturação completa de sua construção, que permite, por si só, o dobro de performance da geração anterior. Para que você entenda o quanto esse crescimento é impressionante, imagine duas placas equivalentes. Na arquitetura anterior, a Turing, essa placa teria 34 TFLOPS, enquanto a Ampere teria 58 TFLOPS.

A atual arquitetura também consegue entregar cálculos de Ray Tracing mais complexos de forma ainda mais rápida e suave, além de permitir o uso da inteligência artificial com o DLSS 2.0. Somente a arquitetura já é impressionante o bastante para derrubar queixos por aí, mas convém lembrar que a 3070 tem como foco ser uma placa de vídeo de entrada para essa série.

Sendo assim, ela possui uma diferença: a tecnologia utilizada por suas irmãs maiores é a GDDR6X, enquanto a da 3070 é a GDDR6. O que isso significa, em resumo, é uma redução na largura de banda. A RTX 3080 tem 760.3 GB/s, enquanto a RTX 3070 já parte para 448 GB/s – essa decisão vem com o objetivo de reduzir os custos para que o preço final seja menor.

Ampere
Fonte: NVidia

Desempenho da RTX 3070

Mas, vamos à parte principal, que é o desempenho da placa de vídeo. Ela realmente segura as pontas com Ray Tracing? E o 4K? Bom, se você deseja uma resposta curta, sim, consegue ótima performance em todos os casos. Agora, vamos à resposta mais longa.

A temperatura da placa, sobre stress extremo, ficou na média de 77° C (lembrando sempre que a temperatura pode variar de acordo com a região do país, o sistema de refrigeração de seu PC, entre outros diversos fatores). Um número dentro do esperado e bem bacana para uma placa de seu porte e potência.

Em games, o desempenho surpreende. Segue uma lista impressionante dos resultados de FPS médio, a partir de testes divulgados pelo portal de notícias americano The Verge:

3070 em 4K
Fonte: The Verge

Como vocês podem ver, o desempenho da 3070 está no meio da tabela, e ele realmente é muito bom. Em alguns casos, com uma diferença muito maior do que suas semelhantes e, em outros, não muito. Mas, o importante é manter em mente que essa placa custa U$ 499,00. A 2080 Ti foi lançada por U$ 999,00. É uma performance maior por 500 dólares a menos.

E, se você não pretende utilizar a resolução 4K, segue uma tabela com os resultados em 1440p, conhecida popularmente como 2K, fornecida também pelo portal The Verge:

3070 em 2K
Fonte: The Verge

Em 2K o desempenho é muito bom, com grande parte dos jogos passando dos 100FPS. Nem é necessário dizer que o desempenho em 1080p vai ser mais do que excelente, para que você curta o Ray Tracing e altos FPS para jogos competitivos e afins.

Uma pequena gigante

Como vocês podem ver, a RTX 3070 vem para abalar o mundo das placas de vídeo. O desempenho em 4K e 2K com Ray Tracing se mantém ótimo, e esses são apenas os primeiros reviews. Com o tempo, com drivers mais atualizados e jogos da nova geração chegando, essa performance só tende a ficar ainda mais impressionante.

E aí, o que acharam das novidades? Fiquem ligados pois traremos muito mais novidades sobre a GeForce RTX 30 Series da NVIDIA, então acompanhem nossas redes para não perder!

8 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

O primeiro PS5 do KaBuM! pode ser seu

Confira as últimas novidades do console e participe da promoção “Esse PS5 é Meu” para ganhar o primeiro exemplar do produto no KaBuM!

Vem aí o PlayStation 5

Com lançamento previsto para o final de 2020, as expectativas dos gamers para a chegada do novo console da Sony são grandes. Confira!

Conheça o ROG Phone 3, lançamento da Asus

Smartphone apresentado pela marca nesta semana conta com Snapdragon 865 Plus e até 16 GB de RAM.

Monitores de 360Hz para as novas gerações de GPUs

360Hz é a promessa das placas de vídeo da nova geração. Mas, qual o impacto disso na hora de jogar?