Início Dicas e Reviews Como identificar fake news e golpes na internet

Como identificar fake news e golpes na internet

Com a pandemia, os golpes e notícias falsas tomaram conta da internet

As notícias falsas e os golpes sempre estiveram pela internet. No entanto, com o passar dos anos – e algumas circunstâncias específicas, como a Covid-19 e o auxílio emergencial -, essas abordagens ganharam cada vez mais força.

É bastante comum encontrar essas notícias enganosas em redes sociais e até mesmo recebê-las de conhecidos que acreditaram naquela informação. Saber se proteger dessas questões pode ser um pouco difícil, já que estamos sujeitos a cair nesses golpes e informações falsas apenas por estar navegando na internet.

Detectando notícias falsas na internet

Fake news internet
Foto: Memyselfnaeye/Pixabay

No caso de uma notícia recebida de um amigo ou vista em rede social, há alguns conceitos importantes que devem ser considerados antes que se acredite naquele conteúdo. O primeiro deles é verificar o site que divulgou a informação.

Em seguida, observar a data da publicação é muito importante, já que, em alguns casos, pessoas compartilham informações antigas como se fossem novas, principalmente do início da pandemia, quando não se tinha muito conhecimento sobre como o vírus agia no corpo, por exemplo.

Outra dica importante é verificar o endereço do site recebido. Se for algo relacionado ao governo, por exemplo, ver sempre se o conteúdo vem de um endereço oficial – com a terminação “.gov”, por exemplo.

Também é possível pesquisar a manchete em sites de busca, como o próprio Google, e verificar quais outros sites também escreveram sobre o assunto. Sempre procure pelos grandes e conhecidos portais. Caso seja algo que só se encontra em sites desconhecidos, deve-se ficar alerta.

Por fim, mas não menos importante, é sempre interessante ler todo o conteúdo e entender sobre o que o texto fala. Há sites que ganham acessos com o famoso “click bait”, em que colocam títulos chamativos e sensacionalistas apenas para fazer com que as pessoas entrem na matéria.

Como se proteger de golpes na internet

Golpes na internet
Foto: Pickawood/Unsplash

Como já citado, os golpes sempre estiveram presentes na internet. No entanto, com a pandemia, eles se intensificaram. Todos com os mesmos objetivos: tentar extrair dados bancários, roubar dinheiro ou simplesmente conseguir acesso a contas de redes sociais.

Sempre desconfie de ofertas muito abaixo do valor de mercado – essas aparecem principalmente em redes sociais. Caso o produto te interesse, vá diretamente ao site da loja – sempre prefira os grandes varejistas – e procure pelo item manualmente.

Outro detalhe é nunca passar os dados bancários pela internet, seja para quem for – nem para conhecidos. Há criminosos que conseguem clonar contas de WhatsApp e se passar por conhecidos para extrair essas informações ou até pedir dinheiro emprestado.

Além disso, nunca clique em links suspeitos recebidos em apps de mensagens e nem insira dados como e-mail e senhas em lugar algum que não seja o próprio endereço do site que quer acessar. Com essas informações em mãos erradas, o acesso à conta pode ser perdido e os criminosos podem aplicar golpes usando seu nome.

Ainda falando de links suspeitos, evite clicar em promoções que oferecem benefícios ou produtos em troca de um cadastro. Isso geralmente é golpe, principalmente se pedir para que, antes de ter acesso à vantagem, você compartilhe com amigos.

Apesar de não ser possível se proteger totalmente desses problemas – em algum momento esses golpes aparecerão -, com essas dicas, há como se prevenir e evitar ser mais uma das vítimas dos golpes online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES