Início Tecnologia Como escolher seu primeiro drone

Como escolher seu primeiro drone

Você sabe quais tipos de drones existem? Quer ajuda para escolher o seu? Confira com a gente abaixo!

Drones estão cada vez mais acessíveis e, portanto, mais populares. Mas com os vários modelos disponíveis, selecionar um que atenda às suas necessidades pode parecer complicado. Neste texto, vamos explicar os tipos de drones que existem, suas aplicações e tecnologias, para ajudar você a escolher o modelo ideal para capturar imagens de tirar o fôlego nas alturas, explorar novos lugares ou simplesmente se divertir.

Tipos de Drone

Para ajudar na compreensão, podemos separá-los em 4 principais:

• Drones para recreação: são modelos que podem ser utilizados em ambientes fechados ou externos, com grande variedade em estilo, tamanho e preços.
• Drones profissionais: são drones com um custo intermediário, porém com muita tecnologia embutida. Com uma evolução constante em resolução, definição e qualidade nas cores, em sua maioria, os drones profissionais tem grande foco em fotos e vídeos. Também vêm equipados com tecnologias que permitem voos automáticos, seguindo pessoas, veículos ou até mesmo se movimentando em volta de um objeto indicado pelo operador.
• Drones racer: são especificamente construídos para corridas, focados em velocidade e aerodinâmica. Usados em competições ou lazer, podem atingir velocidades superiores a 100km/h.
• Drones VANTs: Tecnicamente, os VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) são semelhantes aos drones, seguindo os mesmos princípios, mas o que os diferem é a aplicação. Eles são destinados ao uso comercial ou para uso em pesquisas e experimentos.

Os chamados VANTs, apesar do alto custo, se tornaram soluções econômicas e práticas para empresários, em atividades nos segmentos de Agricultura, Engenharia Civil, Segurança, Logística, entre outras; podendo ser utilizado para mapeamentos, vigilância, operações táticas e, recentemente, testados em entregas.

Separando entre esses 4 tipos, já dá para começar a ter uma ideia sobre qual modelo de drone vai atender sua necessidade. Você quer filmagens aéreas para sua empresa? Um drone profissional pode lhe ajudar. Já para utilizar por curtos períodos dentro de casa, um drone pequeno de recreação seria ideal. E se você tem drones como um hobbie, pode transitar entre as opções de acordo com seu gosto e bolso.

Porém, cabe lembrar que o tipo de uso de cada modelo pode não estar explícito em seu nome, portanto, é sempre recomendado que você confira as especificações e veja vídeos sobre o modelo na internet para ter certeza do que ele faz.

Drone DJI no KaBuM!
Fonte: DJI

Características de Drones que podem te ajudar

Após identificarmos suas necessidades, você escolheu o tipo de drone que quer. E agora, na hora de analisar os modelos, você pode ter se deparado com várias siglas e informações diferentes. O que elas significam? Confira algumas:

• RTF: sigla para “ready to fly” (pronto para voar). Indica que o modelo já vem pronto para utilização, sem necessidade de montagem de peças.
• ARF: sigla para “almost ready to fly” (quase pronto para voar). Indica que o modelo precisa ser montado antes de ser utilizado.
• BNF: sigla para “bind and fly” (conecte e voe). Indica que o modelo vem sem o transmissor, e você terá de comprar um transmissor separadamente para utilizá-lo.
• FPV: sigla para “first-person view” (visão em primeira pessoa). Indica que o modelo possui uma câmera que permite enxergar “o que ele vê”, como se você estivesse dentro do aparelho.
• RTH: sigla para “return to home” (voltar para casa). Indica que o drone possui uma tecnologia que o faz voltar automaticamente em situações em que ele perde o contato por ter se afastado demais.

Outras características importantes são: tempo de voo e duração da bateria, além da câmera do produto, que pode ser de várias qualidades diferentes. Há também o alcance do drone, que mostra o quão distante ele pode estar de você sem perder contato.

Os drones também contam com informação sobre velocidade, geralmente apresentada em metros por segundo – algo importante caso você queira uma utilização específica. Alguns modelos também dispensam controles, podendo ser guiados via aplicativo em seu smartphone. Existem até aplicativos com comandos já pré-programados para deixar o controle de seu drone ainda mais fácil.

Drone DJI em voo
Fonte: DJI

Tecnologias interessantes para seu primeiro drone

Decidiu que é hora de escolher? Então, vamos citar tecnologias de modelos ideias para iniciantes, mas que podem ser utilizadas por usuários avançados também, dependendo da sua necessidade.

Existem funções que ajudam no controle do aparelho. Entre elas, as mais interessantes são a decolagem de um toque, possibilitando que o produto decole sozinho ao toque de um botão, e a retenção de altitude, que impede que ele vá a uma altura não permitida; e alguns até oferecem uma seleção de habilidades de voo, em que o drone, de acordo com a habilidade que você escolhe, simplifica ou libera controles.

Outros modelos possuem também partes reforçadas para reduzir a probabilidade de quebra, e sensores que avisam quando o produto está perto demais de algum objeto.
As câmeras de drones também podem ser bem variadas, das mais simples às câmeras para fotos e vídeos profissionais, com alta definição. Os mais avançados e modernos possuem até câmera térmica.

E se você quer voar dentro de casa, os mini-drones sempre são uma divertida e econômica opção, alguns cabendo até na palma de sua mão.

O universo dos drones é extenso, divertido e lotado de informações. Esperamos que esse seja o pontapé inicial para você se apaixonar por esse mundo.

Aproveite que já conhece um pouco mais sobre drones e escolha o seu no KaBuM!:

Drones Profissionais da DJI: http://kb1.me/blogdrone

Drones de Recreação da Multilaser: http://kb1.me/Fiiezx

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

O primeiro PS5 do KaBuM! pode ser seu

Confira as últimas novidades do console e participe da promoção “Esse PS5 é Meu” para ganhar o primeiro exemplar do produto no KaBuM!

Vem aí o PlayStation 5

Com lançamento previsto para o final de 2020, as expectativas dos gamers para a chegada do novo console da Sony são grandes. Confira!

Conheça o ROG Phone 3, lançamento da Asus

Smartphone apresentado pela marca nesta semana conta com Snapdragon 865 Plus e até 16 GB de RAM.

Por dentro do Black Friday do KaBuM!

Por dentro do Black Friday do KaBuM!. Participante em 12 edições da maior promoção anual da internet, o e-commerce se prepara para surpreender novamente milhões de visitantes, em busca dos melhores descontos. Enquanto a data tão esperada não chega, vamos relembrar como foi o evento em 2019.