Início Dicas e Reviews Como controlar o uso da sua Rede Wi-Fi?

Como controlar o uso da sua Rede

Wi-Fi?

Com um passo a passo básico, saiba como otimizar o seu roteador e evitar aqueles “visitantes indesejados”!

Você sabia que alguém pode estar utilizando a sua internet sem a sua permissão? Mas, não se preocupe, é possível ter controle de todos os acessos da sua rede Wi-Fi. Com um passo a passo básico, você saberá como otimizar o roteador e evitar aqueles “visitantes indesejados”.

Trocando a senha do seu roteador

O primeiro passo é trocar a senha do seu roteador o mais rápido possível. Uma ação básica, mas que pode evitar muita dor de cabeça futuramente.

• Descubra qual é o IP do seu roteador! Basta olhar na etiqueta embaixo do produto ou acessar o Windows PowerShell e digitar: ipconfig.
• Em seguida, copie este IP e cole na barra de endereço de qualquer navegador, para acessar o setup do seu roteador para fazer as modificações.

E não se esqueça de criar uma senha de internet Wi-Fi forte, incluindo caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas, além de números.

Guest Network: acesso de visitantes ao seu Wi-Fi

Alguns roteadores contam com a opção de Guest Network, ou seja, nesta funcionalidade você poderá limitar quem vai acessar a sua rede e controlar a velocidade a qual o visitante terá acesso.

Para você que tem um um pequeno negócio ou escritório, por exemplo, ou até mesmo em sua casa, é possível criar uma rede à parte apenas para os visitantes. Neste contexto, você pode definir até mesmo o tempo que a pessoa fica logada em sua internet e os dias da semana.

Compartilhe seu Wi-Fi sem passar a senha

Há também a opção de utilizar um aplicativo para facilitar o acesso à sua internet, sem ter que falar nenhum caractere da senha. Um exemplo é o Mywifilink. Ao instalá-lo, ele vai gerar um QR code sempre que você precisar compartilhar a sua rede com alguém. Basta a pessoa apontar a câmera para este código.

Alguns celulares já têm essa função nativamente, sem precisar de App, como os modelos da Xiaomi.

Como descobrir se alguém está utilizando a sua internet?

Todo roteador e todo modem oferecem um mecanismo para te informar quais IPs estão sendo utilizados na lista de DHCP (Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede). Este protocolo é responsável por sincronizar, de maneira automática, as configurações de rede em todos os computadores.

Confira todos os detalhes no vídeo do KaBuM! TV, com o EmersonBR, em nosso quadro How To:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Vem aí o PlayStation 5

Com lançamento previsto para o final de 2020, as expectativas dos gamers para a chegada do novo console da Sony são grandes. Confira!

Conheça o ROG Phone 3, lançamento da Asus

Smartphone apresentado pela marca nesta semana conta com Snapdragon 865 Plus e até 16 GB de RAM.

O primeiro PS5 do KaBuM! pode ser seu

Confira as últimas novidades do console e participe da promoção “Esse PS5 é Meu” para ganhar o primeiro exemplar do produto no KaBuM!

Monitores de 360Hz para as novas gerações de GPUs

360Hz é a promessa das placas de vídeo da nova geração. Mas, qual o impacto disso na hora de jogar?