Início Softwares Chrome 89 consome menos memória nos PCs e celulares

Chrome 89 consome menos memória nos PCs e celulares

Atualização para o Chrome trouxe melhorias no consumo de memória e até mesmo no tempo de carregamento de páginas

O Chrome é um dos navegadores mais populares para PCs e celulares devido aos seus recursos e até mesmo por vir pré-instalado no Android. No começo do mês, o Google lançou a versão de número 89 do seu navegador e revelou em seu blog o motivo do navegador estar consumindo menos memória RAM.

No Windows, a empresa explica que eles passaram a usar um novo sistema avançado para alocação de memória chamado de PartitionAlloc. Graças a ela, o processo do Chrome passou a ficar 22% mais leve, enquanto outras melhorias menores também foram vistas em processos relacionados à renderização e GPU.

Já quem utiliza o MacOS também deve ter notado uma performance melhor do navegador, mas o motivo é outro. Assim como outras plataformas, agora, o Chrome para o sistema da Apple faz com que as abas abertas em segundo plano consumam menos memória, o que faz sentido já que elas não estão em foco.

Chrome também melhorou no Android

Além das mudanças nas versões para computadores, o Chrome também recebeu algumas melhorias nos celulares, mas somente para o sistema Android. Além de estar aproximadamente 2% mais rápido para abrir sites, o navegador passou a consumir até 5% menos de memória RAM. O Google afirma que as melhorias podem alcançar números ainda melhores em celulares com processadores 64 bit.

Já o último recurso de destaque, de acordo com a publicação, fica para a função Freeze-Dried Tabs. Com ela, ao abrir o navegador, você encontrará um tipo de “capturas de telas” dos sites, que na verdade estão carregando em segundo plano. Assim, o tempo para abrir o navegador com várias abas abertas ficou bem menor.

O Google Chrome 89 começou a ser disponibilizado no dia 2 de março de 2021 para computadores e celulares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES