A Amazon anunciou recentemente a chegada do serviço de audiolivros Audible para o Brasil. O catálogo atual de títulos disponíveis na plataforma chega à casa dos 600 mil, incluindo obras nacionais, estrangeiras, revistas e outros conteúdos exclusivos. Destes conteúdos em áudio, cerca de 100 mil são audiolivros globais, incluindo 4 mil deles em português.

“Estamos felizes em trazer a Audible para o Brasil e pela oportunidade de fomentar a rica tradição literária e de contação de histórias do Brasil”, disse Bob Carrigan, CEO da Audible.

O executivo acrescenta que a empresa tem trabalhado com talentos brasileiros “para garantir que o serviço e o conteúdo local reflitam a experiência de alta qualidade que transformou a forma como tantas pessoas ao redor do mundo consomem livros atualmente”.

Os interessados podem assinar o serviço pelo valor de R$ 19,90 mensais, sendo possível testar o serviço por 30 dias gratuitamente. Assinantes do Amazon Prime podem optar por testar a plataforma por 3 meses de forma gratuita antes de assinar.

Dentro da assinatura Audible, os usuários têm acesso ao catálogo fixo com cerca de 100 mil audiolivros em diversos idiomas, além de desconto de 30% para compras de audiobooks do catálogo adicional.

Também é possível escutar os livros em diversos dispositivos, sempre continuando do lugar de onde parou, bem como baixar títulos para ouvi-los sem necessidade de conexão de internet.

Amazon Audible

A Audible foi uma das pioneiras no mercado de fornecimento de livros em áudio, tendo conquistado espaço em uma época que esse tipo de serviço sequer era explorado.

Fundada em 1997 nos Estados Unidos, a empresa despontou nos anos seguintes com seu serviço que era fornecido não apenas para o mercado interno, mas também para outros países como Alemanha, França e Reino Unido. Em 2008, foi adquirida pela Amazon por cerca de 300 milhões de dólares, tornando-se umas das empresas do grupo da gigante do varejo.

Dentro do catálogo da Audible Brasil, os assinantes podem acessar títulos das principais editoras (incluindo Companhia das Letras, Grupo Record, HarperCollins Brasil, Intrínseca, Sextante) e renomados autores brasileiros, como Ana Claudia Quintana Arantes, Augusto Cury, Carla Madeira, Djamila Ribeiro, Itamar Vieira Jr., Laurentino Gomes e Rita Lee. De acordo com a Amazon, muitos dos títulos em português nunca haviam sido disponibilizados em áudio.

Já com relação a outros títulos mundialmente famosos, o catálogo inclui itens como a série Harry Potter, narrada por Ícaro Silva; a trilogia de O Senhor dos Anéis, narrada por Mauro Ramos; e audiolivros de autores como Colleen Hoover (Todas as Suas Imperfeições), Jane Austen (Orgulho e Preconceito), Jenna Evans Welch (Amor e Gelato), T. Harv Eker (Os Segredos da Mente Milionária) e outros.

Os audiolivros exclusivos da Audible em português contam com narrações de celebridades como Bianca Bin, Clarice Falcão, Daniel Munduruku, Denise Fraga, Eduardo Moscovis, Fabrício Boliveira, Gabz, Maitê Proença, Marcos Palmeira, Maria Ribeiro, Nathalia DillOtávio Muller, Tabata Contri, Tarso Brant, e outros.

Lançamento do serviço de audiolivros Audible da Amazon no Brasil

Imagem: Midori de Lucca/Genga Estúdio

Destaques para o catálogo brasileiro

Segundo a pesquisa Audible Compass de 2023, desenvolvida pelo grupo de pesquisas de mercado Kantar e encomendada pela Audible, 90% dos brasileiros relatam já ter ouvido conteúdo em  áudio por meio de podcasts ou audiolivros. Dentre os brasileiros pesquisados, 51% ouvem histórias para relaxar, 27% enquanto realizam tarefas domésticas e 27% enquanto cozinham.

Ainda de acordo com o levantamento, os ouvintes da Audible baixam, em média, cerca de 20 audiolivros por ano. Para o Brasil especificamente, 81% dos leitores acreditam que o audiolivros podem ajudá-los a reduzir o tempo de tela e 95% acreditam que podem consumir mais livros por escutarem audiolivros em vez de ler os títulos da forma tradicional, escrita.

Este mercado, portanto, se tornou promissor para o investimento da gigante do varejo. Investimento este que, aliás, foi grande: “já trabalhamos com treze novos estúdios parceiros, mais de 500 narradores e produzimos mais de 1.500 audiolivros que chegam a mais de 14.000 horas de conteúdo”, disse Adriana Alcântara, diretora-geral da Audible para o Brasil.

“A Audible está apenas começando no Brasil, e estamos ansiosos para colaborar com alguns dos maiores nomes, bem como talentos emergentes nacionais para continuar adicionando ao nosso catálogo as histórias que os brasileiros querem ouvir”, reforçou a executiva.

Alguns dos títulos disponíveis atualmente incluem:

  • 1984, narrado por Otávio Muller
  • Alice no País das Maravilhas, narrado por Gabz
  • Anne de Green Gables, narrado por Nathália Dill
  • Um Teto Todo Seu, narrado por Clarice Falcão
  • Dom Casmurro, narrado por Marcos Palmeira
  • Drácula, narrado por Fabrício Boliveira
  • Ânsia Eterna, narrado por Tabata Contri
  • Nerd, escrito e narrado por Érico Borgo
  • Orgulho e Preconceito, narrado por Denise Fraga
  • Sexo no Cativeiro, narrado por Maria Ribeiro
  • O Ateneu, narrado por Eduardo Moscovis
  • O Grande Gatsby, narrado por Tarso Brant
  • A Filha Primitiva, escrito por Vanessa Passos
  • O Cortiço, narrado por Maitê Proença
  • O Seminarista, narrado por Daniel Munduruku
  • O Morro dos Ventos Uivantes, narrado por Bianca Bin
Audible: serviço de audiolivros da Amazon chega ao Brasil com catálogo de 100 mil títulos por R$ 20 ao mês
Audible: serviço de audiolivros da Amazon chega ao Brasil com catálogo de 100 mil títulos por R$ 20 ao mês
Audible: serviço de audiolivros da Amazon chega ao Brasil com catálogo de 100 mil títulos por R$ 20 ao mês

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress