Início Tecnologia Atualização do USB-C dobra capacidade dos cabos para 240 W

Atualização do USB-C dobra capacidade dos cabos para 240 W

Tecnologia “Extended Power Range” leva a capacidade atual de 100 watts para 240 watts nos cabos USB-C

Aos poucos o USB-C, graças à sua crescente adoção e compatibilidade, vem se tornando o principal formato para carregadores de diferentes dispositivos, de celulares a notebooks. A novidade, segundo a CNET, é que a atualização 2.1 do padrão está dobrando a quantidade de energia que um cabo USB-C pode fornecer – chegando a 240 watts, mais do que o dobro de sua capacidade atual de 100W.

A mudança vai permitir que equipamentos mais robustos como notebook gamers ou monitores grandes possam ser carregados (em teoria) pelo mesmo cabo simples USB-C usado para carregar diversos celulares atualmente.

Atualização do USB-C dobra capacidade dos cabos para 240 W
Notebooks gamers poderão ser alimentados com cabos USB-C EPR

USB-C EPR

A tecnologia é desenvolvida pelo o USB Implementers Forum; eles chamam a opção de 240W de “Extended Power Range” (EPR), algo como “Faixa de Potência Estendida” em tradução literal.

Segundo eles, a amperagem do sistema continuará sendo “configurável em até 5A”; já a tensão, que atualmente atinge o máximo de 20 V, será configurável para até 48 V sob a nova especificação.

Para aproveitar as vantagens da nova especificação, os cabos não são necessariamente os mesmos utilizados hoje; como eles vão precisam suportar a capacidade de alimentação adicional terão requisitos adicionais. Os novos cabos também precisarão suportar até 5A e 50 V para serem compatíveis. Além disso, devem ser visivelmente identificados como “cabos EPR”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES