Início Hardware FSR: AMD lança tecnologia que promete melhorar a performance de jogos no...

FSR: AMD lança tecnologia que promete melhorar a performance de jogos no PC

O FSR promete, por meio de um algoritmo sofisticado, melhorar a resolução dos jogos

A AMD lança nesta terça-feira (22) o FidelityFX Super Resolution (FSR). Trata-se da nova tecnologia de upscaling da empresa para o mundo dos jogos. O interessante da novidade é que, mesmo em GPUs mais antigas, há um aumento de desempenho nos games.

A tecnologia funciona assim: usando um algoritmo sofisticado criado pela própria AMD, imagens de baixa resolução – 1440p, por exemplo -, são melhoradas até atingir 4K.

Para isso, o processo é dividido em dois estágios. No primeiro deles, o game é renderizado em uma resolução mais baixa, o que gera esse aumento de desempenho, já que há menos pixels para o sistema lidar.

Foto: AMD

Em seguida, o FSR faz a melhoria dos quados de volta para o 4K usando o upscaling espacial que permite reconstruções avançadas que garantem mais nitidez. A grande questão é como essa imagem chega perto do 4K nativo.

Em testes feitos pela AMD, a empresa afirma que atingiu bons resultados em uma ampla gama de placas de vídeo – até mesmo nas da Nvidia. A companhia cita que o FSR foi rodado em todas as GPUs Radeon da série 6000, bem como nas versões RX 480/470/460.

FSR AMD
Foto: AMD

A AMD ainda comenta que é possível utilizar o FSR em dispositivos com configurações mais antigas, embora o sistema possa apresentar algumas questões que alterem a performance do game. O que será algo para se atentar, segundo a empresa, é o fato de que outros gargalos do sistema, como se a CPU está limitando o fps, podem fazer com que as melhorias não sejam implementadas de forma correta.

Jogos que suportam o FSR

Há uma lista bastante interessante de jogos que suportam o FSR no lançamento. Por enquanto, são sete títulos – com mais trazendo a novidade em breve. A lista conta com “Anno 1800”, “Evil Genius 2”, “Godfall”, “Kingshunt”, “22 Racing Series”, “Terminator: Resistance” e “The Riftbreaker”. Veja o ganho de qualidade em alguns dos títulos:

Alguns outros games devem receber suporte ao FSR até o fim do ano, como é o caso de “Dota 2”, “Far Cry 6” e “Resident Evil Village”. Mas isso não deve parar por aí, com mais jogos chegando no futuro.

Via: PC Gamer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES